Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Venezuela critica postura intervencionista de EUA e Colômbia

Para a chancelaria venezuelana, EUA e Colômbia "pretendem subjugar e vulnerar" a "soberania e determinação do povo"

Por EFE
3 jan 2019, 13h40

A Venezuela criticou nesta quinta-feira 3, o que considerou como uma “postura intervencionista” dos Estados Unidos e da Colômbia em seus assuntos internos, depois que o presidente colombiano, Iván Duque, e o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, se reuniram ontem em Cartagena com a crise venezuelana na agenda.

A Chancelaria venezuelana disse em comunicado que EUA e Colômbia “pretendem subjugar e vulnerar” a “soberania e determinação do povo”, enquanto pediu que ambos os países “se mantenham à margem” dos seus assuntos internos.

A declaração de Caracas surge horas depois da reunião entre Duque e Pompeo em Cartagena, após a qual o colombiano convidou todos os países que defendem a democracia a “fazer os esforços necessários” para que seja restabelecida a ordem constitucional na Venezuela.

Em 10 de janeiro, Maduro assumirá um novo mandato de seis anos que parte da comunidade internacional já anunciou que não reconhecerá por ser produto de eleições que o Parlamento venezuelano, de maioria opositora, qualificou como “fraudulentas”.

“Todos os países que compartilham o valor da democracia devem se unir para rejeitar a ditadura da Venezuela e fazer todos os esforços necessários para que seja restabelecida a democracia e a ordem constitucional”, disse Duque.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, a Venezuela rejeitou hoje essa postura, e tachou como “irresponsáveis” tanto o governo colombiano como o americano e exigiu que se concentrem “na luta contra as indústrias da guerra e do narcotráfico” na Colômbia.

A Venezuela já tinha dito ontem que a visita de Pompeo à região tinha o propósito de “emitir ordens diretas aos governos subordinados” aos EUA para que aumentem suas “agressões” contra o governo de Maduro, ideologicamente oposto a vários países latino-americanos e os próprios EUA. EFE

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.