Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Unesco recomenda acrescentar Veneza à lista de patrimônios em perigo

Segundo agência cultural da ONU, Itália não faz o suficiente para proteger a cidade do impacto das mudanças climáticas e do turismo em massa

Por Da Redação
Atualizado em 31 jul 2023, 19h28 - Publicado em 31 jul 2023, 19h23

Especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recomendaram nesta segunda-feira, 31, que Veneza seja adicionada à lista de Patrimônios Mundiais em Perigo. De acordo com eles, a medida é necessária porque a Itália não faz o suficiente para proteger a cidade do impacto das mudanças climáticas e do turismo em massa. 

Os especialistas do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco são responsáveis por revisar regularmente o estado dos 1.157 locais da agência cultural da ONU. Em uma reunião em setembro, um comitê de 21 Estados-membros da Unesco vai revisar mais de 200 locais para decidir quais vão ser adicionados à lista de perigo. 

Para 10 desses lugares, os especialistas recomendaram que os países os coloquem na lista de perigos, que já terá o centro histórico de Odessa, na Ucrânia, a cidade de Timbuktu, no Mali, e vários locais de Síria, Iraque e Líbia. Este ano, Kiev e Lviv, capital e uma cidade da Ucrânia, vão ser recomendadas para serem colocadas na lista. 

“A resolução de questões de longa data, mas urgentes, é prejudicada pela falta de uma visão estratégica conjunta geral para a preservação de longo prazo da propriedade e pela baixa eficácia da gestão coordenada integrada em todos os níveis das partes interessadas”, comentou a Unesco.

Segundo a Unesco, as medidas corretivas propostas pelo governo italiano são “insuficientes” e não “detalhadas”. Para eles, a Itália não tem se comunicado de “maneira sustentada e substancial” desde a última reunião do Comitê, em 2021, quando a Unesco já havia ameaçado colocar Veneza na lista de perigos. 

Continua após a publicidade

Por último, a agência observou que espera que essa inscrição resulte em “maior dedicação e mobilização” das partes interessadas para abordar questões sobre preservação de longa data. 

Um porta-voz do município de Veneza afirmou à agência de notícias Reuters que vai ler “cuidadosamente a proposta de decisão publicada hoje pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco e a discutirá com o governo”.

A cidade de Veneza, que é conhecida por seus canais e locais culturais, tem lutado contra o turismo de massa e enchentes há anos. Em um dia no Carnaval de 2019, cerca de 193 mil pessoas lotaram o centro histórico local. Agora, o município se prepara para introduzir uma taxa para os excursionistas para controlar o número de visitantes, porém a medida foi adiada por objeções. 

Já as enchentes se tornaram também uma das principais preocupações para a cidade, que só nas primeiras duas décadas deste século foi palco de 130 alagamentos que o nível da água passou de 110- em contraposição as 5 registradas no século passado.  Em fevereiro deste ano, Veneza enfrentou uma seca drástica motivadas por semanas de um inverno nada úmido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.