Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Um mês após Eduardo desistir, Bolsonaro oficializa indicado para embaixada

Em despacho no Diário Oficial, presidente confirmou a indicação do olavista Nestor Forster para o cargo. Nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado

Por Diego Freire 26 nov 2019, 03h09

Em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira 26, o presidente Jair Bolsonaro nomeou oficialmente o diplomata Nestor Forster como seu indicado para ocupar o cargo de embaixador brasileiro nos Estados Unidos. Forster, que ainda precisará ter seu nome aprovado pelo Senado, foi o único nome cogitado pelo presidente após a desistência de seu filho Eduardo Bolsonaro de participar do processo para exercer a função.

Forster já conduz a representação brasileira em Washington como encarregado de negócios desde abril passado, quando o então embaixador Sérgio Amaral retornou a São Paulo. Discípulo de Olavo de Carvalho, o guru ideológico do atual governo brasileiro, o diplomata foi cotado para assumir o Itamaraty quando Bolsonaro venceu as eleições em 2018, mas, como ainda não era ministro de primeira-classe (embaixador), a indicação recaiu a Ernesto Araújo, a quem Forster apresentou Carvalho.

A promoção de Forster à condição de embaixador ocorreu em junho, o que foi visto na época como uma etapa natural para que seu nome fosse logo oficializado ao cargo máximo da diplomacia brasileira nos Estados Unidos. Porém, na mesma época, o presidente passou a defender a nomeação de seu filho ao cargo, possibilidade que gerou grandes divergências entre diplomatas e políticos.

Para assumir definitivamente a embaixada, o indicado pelo governo deve ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e ter seu nome aprovado pelo plenário.

Em 22 de outubro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) pôs fim a uma longa especulação a respeito de seu nome para o cargo de embaixador, quando disse no plenário da Câmara que ficaria no Brasil para “defender os princípios conservadores” e concentrar esforços para conter o racha de seu partido. Dias depois, Eduardo se tornou o novo líder do PSL na Casa, mas o movimento não impediu que semanas depois seu pai anunciasse a criação da Aliança pelo Brasil, um novo partido que pretende abrigar seus aliados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.