Um dos vulcões mais ativos das Filipinas entra em erupção; veja vídeo
Erupção do Monte Kanlaon durou mais de uma hora e lançou uma coluna de cinzas e detritos de até 4.000 metros de altura
Um dos vulcões mais ativos das Filipinas entrou em erupção nesta terça-feira, 8, lançando uma coluna de cinzas e detritos de até 4.000 metros de altura.
A erupção do Monte Kanlaon, um dos 24 vulcões mais ativos do país, durou mais de uma hora e espalhou cinzas por pelo menos quatro vilas agrícolas a sudoeste do vulcão na ilha de Negros, de acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.
Não há relatos de feridos ou danos. No entanto, a erupção levantou preocupações de saúde devido ao contato dos moradores com as cinzas. O vulcão está atualmente em nível de alerta 3, sendo o nível de alerta 5 o mais alto.
O vulcão de 2.435 metros entrou em erupção pela última vez em dezembro do ano passado, quando forçou milhares de pessoas a deixarem suas casas — muitas das quais permanecem em abrigos de emergência, segundo o Gabinete de Defesa Civil.
As Filipinas estão localizadas no chamado “Anel de Fogo”, um cinturão de vulcões que circunda o Oceano Pacífico e é propenso a terremotos e erupções. Além disso, cerca de 20 tufões e tempestades atingem o arquipélago todos os anos, tornando-o um dos países mais propensos a desastres do mundo.