Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Um abraço de concreto

Inaugurada na China a maior ponte do mundo

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h39 - Publicado em 26 out 2018, 07h00

Um investimento equivalente a 20 bilhões de dólares. Extensão de 55 quilômetros, quatro vezes a da Ponte Rio-Niterói. Dezenove oficiais processados por corrupção e pelo menos dez operários mortos ao longo dos nove anos de construção. Os números da maior ponte do mundo mostram que ela só poderia mesmo ter sido erguida na China. A Via Hong Kong-Zhuhai-Macau, inaugurada na terça-feira 23, liga o continente chinês a dois ex-territórios europeus. O primeiro é Hong Kong, governado pela Inglaterra até 1997 e atualmente um irradiador de dores de cabeça para o Partido Comunista em Pequim. Tem uma Justiça independente, imprensa livre e jovens querendo eleger os próprios representantes. O segundo é Macau, colônia portuguesa até 1999 e onde atualmente se podem encontrar pão, café e cassinos lotados de chineses endinheirados. Na chamada Vegas da Ásia, pouquíssimos são os que ainda falam português. E quase não dá para entendê-los. Com a obra de infraestrutura, Pequim espera conter os ímpetos democráticos de Hong Kong e, ao mesmo tempo, estimular a economia de Macau. A ponte é uma proeza de encher os olhos. Como os motoristas de Hong Kong dirigem pelo lado esquerdo — herança do domínio inglês —, a via tem diversos pontos para permitir que eles cruzem para o outro lado sem bater de frente com outro veículo. Além disso, ela submerge no mar e vira um túnel de 6,7 quilômetros entre duas ilhas artificiais, para possibilitar a passagem de grandes navios. Parece uma serpente que mergulha no oceano e volta à tona mais adiante.

Publicado em VEJA de 31 de outubro de 2018, edição nº 2606

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.