Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

UE: vacina contra coronavírus pode levar até 1 ano para estar disponível

Em busca da cura para a Covid-19, grupo prometeu ceder mais dinheiro para pesquisas e acelerar etapas regulatórias usuais

Por Da Redação 15 abr 2020, 10h47

O órgão regulador de medicina da União Europeia estima que pode levar um ano até que uma vacina contra o coronavírus esteja disponível “em quantidades suficientes para permitir o uso amplo e seguro”, informou um executivo do órgão em documento publicado nesta quarta-feira, 15, segundo informações do diário britânico The Guardian. 

A alemã Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, instituição politicamente independente e que representa e defende os interesses da UE, havia afirmado anteriormente que uma vacina poderia estar no mercado “antes do outono europeu” (entre setembro e dezembro), após uma reunião com executivos da empresa alemã CureVac.

A União Europeia prometeu ceder mais dinheiro para pesquisa de vacinas, além de acelerar as etapas regulatórias usuais, como ensaios clínicos e autorizações. A declaração desta quarta faz parte de um relatório apresentado como roteiro para suspender os bloqueios da Covid-19.

A comissão, que não tem poder para encerrar o fechamento de fronteiras ou reabrir lojas e negócios, está aconselhando os países a considerar três fatores antes de diminuir as restrições: a progressão da doença; a capacidade do sistema de saúde, que poderia ter de lidar com aumentos futuros se as medidas forem relaxadas; e o monitoramento dos casos.

ASSINE VEJA

O vírus da razão
O vírus da razão O coronavírus fura a bolha de poder inflada à base de radicalismo. Leia também: os relatos de médicos contaminados e a polêmica da cloroquina ()
Clique e Assine

A União Europeia também pediu a seus 27 países membros que conversem entre si antes de suspender medidas de isolamento para evitar conseqüências não intencionais, como o aumento do trânsito de pessoas entre fronteiras. “A falta de coordenação no levantamento de medidas restritivas corre o risco de ter efeitos negativos para todos os Estados membros e criar atrito político”, complementa o documento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.