Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

UE multa Facebook por informações enganosas na compra do WhatsApp

A rede social disse que não relacionaria as contas de usuários dos dois serviços, mas iniciou a prática dois anos depois

Por Da redação
18 Maio 2017, 09h23

O órgão antitruste da União Europeia (UE) multou nesta quinta-feira o Facebook em 110 milhões de euros (cerca de 383,8 milhões de reais) por fornecer informações incorretas ou enganar autoridades na aquisição do aplicativo de mensagens WhatsApp, em 2014.

Segundo a UE, a empresa de Mark Zuckerberg alegou de forma imprecisa que não tinha como relacionar contas do Facebook e do WhatsApp, algo que começaram a fazer dois anos depois, ao combinar os dados de usuários nos dois serviços. A rede social, porém, alega que os erros não foram intencionais.

“A decisão de hoje envia um claro sinal às empresas de que devem cumprir todos os aspectos da regulamentação da UE para fusões, incluindo a obrigação de apresentar informações corretas”, afirmou a comissária europeia para concorrência do bloco europeu, Margrethe Vestager, em comunicado. Em resposta à multa, o Facebook declarou em nota que agiu “de boa fé desde as primeiras interações com a Comissão [Europeia]” e buscou “fornecer informações precisas a cada entrega”.

A UE abriu uma investigação formal sobre a fusão em dezembro do ano passado e poderia ter optado por cobrar mais que o dobro da multa. Segundo as regras da Comissão, empresas podem ser multadas em até 1% de seu lucro anual, o que para o Facebook seria 276 milhões de dólares (cerca de 865,8 milhões de reais). O bloco, porém, disse ter levado em conta a cooperação da empresa no processo.

Não é a primeira vez que o Facebook tem problemas com autoridades europeias por causa da fusão. O órgão antitruste italiano multou o WhatsApp, na semana passada, em 3 milhões de euros (10,4 milhões de reais) por obrigar usuários a concordarem em compartilhar dados com a rede social de Zuckerberg.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.