Ucrânia faz ofensiva no Mar Negro e ataca dois navios russos
Embarcação era utilizada para trasporte de combustíveis para as tropas. É o segundo ataque a navios russos no mesmo dia
A Ucrânia atacou um navio petroleiro da Rússia no Mar Negro com um drone que carrega explosivos. A embarcação não chegou a afundar, mas teve de ser rebocada. A ofensiva, ocorrida na noite de sexta, no estreito de Kertch, atingiu também outro navio de guerra da tropa de Vladimir Putin.
O petroleiro russo foi atingido na linha d’água. O kremilin informou que vários tripulantes sofreram ferimentos com cacos de vidro, em virtude do rompimento das janelas da embarcação, mas nenhum morreu. A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro, promete contra-atacar. O alvo carrugava combustíveis para as tropas terrestres.
Já o outro ataque de Kiev atingiu um navio de transporte de tropas e equipamentos da Rússia no Porto de Novorossisk, que é um terminal petrolífero da Rússia. Ele também não foi a pique, mas ficou avariado e teve de ser rebocado.
Hoje, a autoridade marítima da Ucrânia divulgou um alerta dizendo que seis portos russos no Mar Negro serão considerados áreas de guerra, passíveis de ataques. O alerta é uma forma de pressionar a Rússia a retirar seus navios da região. As informações sobre os ataques aos navios russos foram divulgadas pelas agências internacionais de notícias AFP e Bloomberg.