Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ucrânia apaga nota que descartava ataque de míssil como causa de desastre

Embaixada do país no Irã informou que comentários preliminares não eram oficiais e que acidente de avião que matou 176 ainda está sendo investigado

Por Da Redação 8 jan 2020, 09h22

A embaixada da Ucrânia no Irã retirou do ar um comunicado que descartava “terrorismo ou ataque de mísseis” como possível causa de um acidente com um avião ucraniano, que caiu logo após decolar de Teerã, nesta quarta-feira. A nota atribuiu o desastre a uma falha do motor. A queda do Boeing 737-800, da empresa Ukraine International, provocou a morte de todas as 176 pessoas a bordo. 

“De acordo com informações preliminares”, informou o primeiro comunicado, posteriormente retirado do ar, “o avião caiu como resultado de uma falha técnica do motor”, noticiou o jornal britânico The Guardian. “A possibilidade de um ataque terrorista ou ataque de mísseis está atualmente descartada.”

Em uma segunda nota, a representação diplomática ucraniana no Irã recuou e disse que as causas do acidente não haviam sido esclarecidas e que quaisquer comentários anteriores não eram oficiais.

O acidente ocorreu horas depois que o Irã lançou ataques com mísseis em bases militares dos Estados Unidos no Iraque, como resposta ao assassinato do general Qasem Soleimani, em Bagdá, por mísseis americanos na semana passada.

Continua após a publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em uma publicação no Facebook que uma comissão foi criada para trabalhar com “todas as versões possíveis” para elucidar as causas do acidente aéreo.

Em entrevista em Kiev, o primeiro-ministro ucraniano, Oleksiy Honcharuk, fez um alerta contra especulações até que seja concluída uma investigação. O premiê também disse que a Ucrânia proibiu voos de seus aviões sobre o espaço aéreo iraniano a partir de 9 de janeiro.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.