Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Turquia dá sinal verde para Suécia entrar na Otan

Secretário-geral da aliança militar ocidental, Jens Stoltenberg, afirma que Ancara desbloqueou oposição à adesão sueca por 'proteger terroristas curdos'

Por Da Redação
10 jul 2023, 17h07

O presidente turco, Tayyip Recep Erdogan, finalmente deu seu aval para a Suécia ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse o secretário-geral da aliança militar ocidental, Jens Stoltenberg, nesta segunda-feira, 10.

“Tenho o prazer de anunciar que o presidente Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à grande assembleia nacional o mais rápido possível e trabalhar em estreita colaboração com a assembleia para garantir a ratificação”, disse ele em entrevista coletiva na véspera da cúpula da Otan, na Lituânia.

Stoltenberg não deu uma data para a ratificação da adesão da Suécia pelo parlamento turco.

+ O que está em jogo no encontro da Otan desta semana

A Suécia e a Finlândia se inscreveram para entrar na Otan no ano passado, deixando de lado suas antigas políticas de não-alinhamento militar, motivadas pela guerra na Ucrânia.

As candidaturas precisam ser aprovadas por todos os membros da aliança. Enquanto a Finlândia recebeu o aval em abril, a Turquia e a Hungria adiaram a entrada da Suécia.

Erdogan alegou que a Suécia abriga membros de grupos militantes, principalmente apoiadores do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que ele acusa de organizar manifestações e financiar grupos terroristas. Protestos com queimas do Alcorão, livro sagrado muçulmano, em Estocolmo também irritaram o líder turco.

Continua após a publicidade

+ Erdogan condiciona admissão da Suécia na Otan à entrada da Turquia na UE

Enquanto isso, a Suécia argumentou que cumpriu todas as exigências determinadas em negociações com a Turquia no ano passado, incluindo a introdução de um novo projeto de lei que torna ilegal ser membro de uma organização terrorista. Sobre os protestos, seu governo enfatizou que a liberdade de expressão é protegida pela Constituição.

O chefe de gabinete do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, disse na quinta-feira passada que não bloquearia a ratificação da adesão da Suécia à Otan.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.