Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump recua e financiamento do muro pode ficar fora do Orçamento

Para garantir a aprovação da lei orçamentária e evitar a paralisação do governo, presidente disse que pode esperar para conseguir a verba para o muro

Por Da redação
Atualizado em 25 abr 2017, 22h55 - Publicado em 25 abr 2017, 22h45

Donald Trump, sofreu mais uma derrota política e, ante a ameaça de paralisação do governo dos Estados Unidosrecuou da exigência de que o Congresso incluísse o financiamento do muro na fronteira com o México na legislação orçamentária que será aprovada neste fim de semana.

Caso o Orçamento para o período entre 29 de abril e 30 de setembro não seja aprovado até o primeiro minuto de sábado, o financiamento governamental irá acabar e centenas de milhares de servidores públicos do país serão dispensados temporariamente.

Com a pressão para a inclusão de fundos para a obra, Trump vinha correndo o risco de os opositores travarem a aprovação e o culparem pela interrupção parcial do governo a partir de sábado – dia em que o presidente, cujos índices de aprovação despencaram desde que tomou posse, irá comemorar seus 100 dias no cargo.

Em comentários feitos a veículos de imprensa conservadores na noite de segunda-feira, que foram confirmados pela Casa Branca, Trump disse que pode esperar até que seus colegas republicanos esbocem o plano orçamentário para o ano fiscal que começa em 1º de outubro para buscar fundos para o muro.

Os republicanos controlam as duas casas do Congresso, mas o atual projeto de lei de gastos, que tem que ser aprovado até a noite de sexta-feira, precisa de 60 votos dos 100 membros do Senado, onde os republicanos têm 52 cadeiras, o que significa que ao menos alguns democratas teriam que apoiá-lo. Líderes democratas disseram que o projeto não receberá votos do partido se os fundos para o muro forem incluídos.

Continua após a publicidade

A notícia sobre os comentários de Trump ajudou a provocar um alta no rendimento dos título da dívida do Tesouro dos EUA.

Ainda que a disputa a respeito do financiamento do muro tenha terminado, republicanos e democratas ainda têm alguns temas difíceis para resolver ao longo dos próximos dois dias.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.