Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump deu ordem para demitir Mueller, mas voltou atrás, diz ‘NYT’

Promotor especial investiga ligação entre equipe eleitoral do presidente e oficiais russos durante eleições de 2016

Por AFP
Atualizado em 4 jun 2024, 17h19 - Publicado em 26 jan 2018, 09h20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou no ano passado a demissão do promotor especial Robert Mueller, que investiga um eventual conluio com a Rússia, mas depois recuou, informou o jornal The New York Times.

Mueller comanda a investigação sobre denúncias de conluio entre a equipe da campanha eleitoral do presidente e a Rússia nas eleições de 2016, algo que Trump nega e considera um ataque contra a legitimidade de sua Presidência.

De acordo com o jornal, o republicano deu ordens para demitir Mueller em junho de 2017, mas o advogado da Casa Branca, Don McGahn, se opôs à decisão, alegando que teria um “efeito catastrófico” para a presidência de Trump.

Quando McGahn ameaçou pedir demissão, Trump voltou atrás, de acordo com o NYT, que cita fontes anônimas. O atual advogado da Casa Branca, Ty Cobb, se negou a comentar o assunto.

Nesta sexta-feira, Trump negou que tenha pensando em demitir Mueller. “Notícias falsas. Notícias falsas. Típico New York Times. História falsa”, declarou em sua chegada ao centro de congressos do Fórum Econômico Mundial, em Davos, onde nas próximas horas fará um discurso.

Continua após a publicidade

Na quarta-feira, o presidente afirmou que estava disposto a ser interrogado sob juramento por Mueller. “Gostaria de fazer o mais rápido possível”, declarou Trump.

Mueller, ex-diretor do FBI com reputação de probidade e independência política, tem um amplo mandato desde 17 de maio de 2017 para investigar todas as questões relacionadas à interferência russa durante as últimas eleições presidenciais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.