Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Tribunal ordena prisão de dissidentes das Farc que voltarão à luta armada

A Justiça Especial para a Paz da Colômbia (JEP) determinou a detenção de membros do grupo que declararam o retorno à guerrilha

Por Da Redação 30 ago 2019, 02h02

A Justiça Especial para a Paz da Colômbia (JEP), criado após o acordo firmado entre o governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), decretou nesta quinta-feira a prisão de cinco dissidentes da guerrilha que anunciaram nesta quinta-feira 29 que retomarão a luta armada.

Entre os alvos da medida tomada hoje estão Iván Márquez, que liderou as negociações de paz com o governo, e Jesus Santrich, dois dos ex-comandantes das Farc que apareceram em um vídeo divulgado nesta quinta em que os dissidentes anunciam que pegarão mais uma vez em armas.

“O tribunal ordenou revogar o benefício da suspensão das ordens de captura e das liberdades condicionais dos vinculados no ‘caso 1’ que aparecem no vídeo conhecido pela opinião pública e no qual anunciam seu rearmamento”, explicou a JEP em comunicado.

Continua após a publicidade

O “caso 1” analisado no tribunal tem relação com os sequestros cometidos pelos então integrantes das Farc antes de assinar o acordo de paz com o governo da Colômbia em 2016.

A JEP também ordenou que a Direção de Investigação Criminal da Polícia Nacional da Colômbia que inclua as ordens de prisão no Sistema de Informação de Antecedentes e Anotações (Sian).

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.