Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Tiros em protestos contra racismo deixam dois mortos nos EUA

Manifestantes organizaram ato contra o caso de Jake Blake, negro, baleado por um policial branco na noite de domingo em Wisconsin

Por Da Redação
Atualizado em 27 ago 2020, 17h18 - Publicado em 26 ago 2020, 08h49

Duas pessoas foram mortas a tiros e uma terceira ficou ferida durante protestos antirracistas na cidade americana de Kenosha na noite desta terça-feira 25. Os manifestantes protestavam por causa do caso do afro-americano Jacob Blake quando os conflitos começaram.

Centenas de manifestantes marcharam pela terceira noite consecutiva nessa cidade de Wisconsin para protestar após a disseminação de um vídeo em que se vê Jacob Blake levando até sete tiros à queima-roupa de um membro da polícia de Kenosha, branco, em um incidente ocorrido no domingo 23.

Este último caso de violência policial contra um afro-americano também gerou protestos em outras cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova York e Minneapolis, como parte do movimento Black Lives Matter. Em Kenosha, contudo, a manifestação terminou em violência.

O Departamento de Polícia de Kenosha disse que seus oficiais responderam, junto com outras agências, a relatos de um tiroteio com várias vítimas. “O tiroteio resultou em duas mortes, e uma terceira vítima baleada, que foi levada ao hospital com ferimentos graves, mas não fatais”, anunciou a polícia em um tuíte.

Continua após a publicidade

Vídeos divulgados na internet mostram pessoas correndo pelas ruas de Kenosha, enquanto tiros eram ouvidos. Outras gravações mostraram homens feridos deitados no chão.

Segundo a polícia, a principal suspeita é que os tiros começaram depois que alguns manifestantes entraram em conflito com comerciantes locais, que empunhavam armas para proteger seus negócios.

Os atos contra o caso Jacob Blake começaram na noite de domingo, depois que o afroamericano foi atingido nas costas por tiros disparados por um policial branco. O homem foi encaminhado ao hospital e, de acordo com sua família, está “paralisado da cintura para baixo”.

Um vídeo do incidente gravado por um smartphone mostra o momento em que Blake é seguido por dois policiais com armas, enquanto tenta entrar em uma caminhonete cinza. Quando abre a porta e tenta chegar ao assento do motorista, um dos agentes o segura pela camisa e aparentemente atira várias vezes pelas costas.

(Com AFP)

Continua após a publicidade

ASSINE VEJA

Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate
Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate Leia nesta edição: as discussões sobre o aborto no Brasil, os áudios inéditos da mulher de Queiroz e as novas revelações de Cabral ()
Clique e Assine
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.