Terceiro suspeito de planejar atentado terrorista em show de Taylor Swift é preso
Os três shows da cantora planejados para acontecer em Viena foram cancelados após suposto plano de ataque terrorista
Um terceiro adolescente suspeito de planejar um ataque terrorista no show da Taylor Swift em Viena foi preso na capital austríaca nesta quarta-feira, 7.
As autoridades de segurança da Áustria afirmaram que o jovem de 19 anos – um cidadão austríaco com descendência da Macedônia do Norte – confessou que estava planejando realizar um ataque suicida, utilizando explosivos e facas para matar “uma grande multidão de pessoas” no show da cantora de 34 anos.
O principal suspeito roubou produtos químicos da uma empresa de processamento de metais onde trabalhava e estava progredindo na construção de uma bomba, de acordo com o jornal austríaco Kurier. Ele também planejava atropelar fãs de Taylor reunidos fora do estádio e atacá-los com facões.
O chefe da Direção de Proteção do Estado e Inteligência (DSN) da Áustria, Omar Haijawi-Pirchner, disse que as armas foram apreendidas da casa do jovem, em Ternitz, e que “seu objetivo era matar a si mesmo e a uma grande multidão de pessoas hoje ou amanhã no show”.
O suspeito, que já havia prometido lealdade ao Estado Islâmico (EI), foi detido junto com dois adolescentes de 17 e 15 anos. O austríaco de 17 anos, que tem origem turca e croata, começou a trabalhar no local do show dias antes da chegada de Taylor Swift. Já o suspeito de 15 anos foi interrogado pela polícia, mas não permaneceu preso.
Na quinta-feira 8, um iraquiano de 18 anos que tinha relações com o principal suspeito, e que também jurou lealdade ao Estado Islâmico, foi preso em Viena, segundo o ministro do Interior, Gerhard Karner.
Cancelamento dos shows
Os três shows esgotados que Taylor Swift faria em Viena como parte da turnê “The Eras” foram cancelados na quarta-feira depois da prisão dos suspeitos. Mais de 195 mil de pessoas deveriam comparecer aos três dias de apresentação no Estádio Ernst Happel.
“Devido à confirmação por funcionários do governo de um ataque terrorista planejado no Estádio Ernst Happel, não temos escolha a não ser cancelar os três shows planejados para a segurança de todos”, disseram os organizadores do evento em declaração.
Karner disse que “uma tragédia foi evitada” e que a Áustria foi informada do plano de atentado “há aproximadamente entre dez e quinze dias” pela inteligência internacional.