Tempestade Ophelia provoca destruição e deixa 3 mortos na Irlanda
Ao menos 16.000 casas ficaram sem eletricidade em todo o país e 130 voos foram cancelados no Aeroporto de Dublin
Por Da redação
16 out 2017, 17h31
Grandes ondas atravessam o farol de Porthcawl durante a chegada da tempestade Ophelia no País de Gales, Reino Unido - 16/10/2017 (Rebecca Naden/Reuters)
Continua após publicidade
1/11 Imagens de satélite do Furacão Ophelia no oceano. Segundo o Serviço Meteorológico da Irlanda, o furacão Ophelia reforçou-se em uma tempestade de categoria 3 quando passou perto do arquipélago dos Açores portugueses, em 14 de outubro, na rota para a Irlanda. Cinco municípios no oeste da Irlanda serão colocados em alerta vermelho para condições meteorológicas "severas" desde o dia 16 de outubro até o início do dia 17 de outubro (NASA Earth Observatory/AFP)
2/11 O céu escurece sobre o London Eye e as Casas do Parlamento em Londres, devido ao ar quente e pó varrido causado pela tempestade Ophelia, que se aproxima da Inglaterra - 16/10/2017 (Chris J Ratcliffe/AFP)
3/11 Um homem carrega seu carro com sacos de areia para proteger as casas na costa da baía de Dublin durante a passagem da tempestade Ophelia pela Irlanda - 16/10/2017 (Ben Stansall/AFP)
4/11 Pessoas observam as ondas gigantes que atingem as barragens do mar e o porto de Porthleven, na Cornualha, enquanto a tempestade Ophelia chega no Reino Unido - 16/10/2017 (Toby Melville/Reuters)
5/11 Um carro é visto na via beira-mar enquanto grandes ondas se chocam com as barragens do mar e o porto de Porthleven, na Cornualha, na chegada da tempestade Ophelia no Reino Unido - 16/10/2017 (Toby Melville/Reuters)
6/11 A tempestade tropical Ophelia chega à costa sul da Irlanda causando ondas de dez metros. - 16/10/2017 (Paul FAITH/AFP)
7/11 Uma mulher tira uma seflie enquanto a tempestade Ophelia se aproxima da cidade de Lahinch, na Irlanda- 16/10/2017 (Clodagh Kilcoyne/Reuters)
8/11 Uma árvore é derrubada pelos fortes ventos da tempestade Ophelia, em Sale, na Inglaterra - 16/10/2017 (Phil Noble/Reuters)
9/11 Ondas gigantes atingem as barragens do mar e o porto de Porthleven, na Cornualha, enquanto a tempestade Ophelia chega no Reino Unido - 16/10/2017 (Toby Melville/Reuters)
10/11 Gaivotas voam sobre a ponte de Westminster em Londres, Grã-Bretanha, fugindo do Furacão Ophelia, que se aproxima do continenta - 16/10/2017 (Hannah McKay/Reuters)
11/11 Grandes ondas atravessam o farol de Porthcawl durante a chegada da tempestade Ophelia no País de Gales, Reino Unido - 16/10/2017 (Rebecca Naden/Reuters)
A tempestade tropical Ophelia atingiu o litoral sul da Irlanda nesta segunda-feira e deixou três pessoas mortas, derrubando árvores e linhas de transmissão de energia e gerando ondas de até 10 metros de altura. O governo alertou que a pior tempestade no país em meio século ainda pode causar mais mortes.
Ao menos 16.000 casas ficaram sem eletricidade em todo o país e 130 voos foram cancelados no Aeroporto de Dublin. Escolas, hospitais e serviços de transporte público não funcionaram, e as Forças Armadas foram enviadas para reforçar as defesas contra inundações.
A tempestade, que deixou de ser furacão na madrugada desta segunda, chegou à terra firme às 10h40 do horário local (7h40 em Brasília), levando ventos de até 176 km/h ao extremo sul do país, segundo o Serviço Nacional Irlandês de Meteorologia.
Todas as mortes estão relacionadas a quedas de árvores durante a tempestade. Duas pessoas morreram após árvores atingirem seus carros. Outro homem morreu quando tentava remover troncos e destroços de sua casa usando uma motosserra.
O governo irlandês acredita que a tempestade deve ser a pior desde o furacão Debbie, que matou 11 pessoas na Irlanda em 1961. As autoridades locais aconselharam toda a população a permanecer em suas casas e lançaram um plano especial para acolher em abrigos o maior número possível de moradores de rua. As escolas de todo o país também devem permanecer fechadas na terça, enquanto as autoridades lidam com as consequências da passagem de Ophelia.
O centro da tempestade deve percorrer a Irlanda durante o dia e seguir para o oeste da Escócia na madrugada de terça-feira. Os meteorologistas também esperam que o clima do Reino Unido seja impactado.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.