Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Supremo da Colômbia decreta prisão de congressista ex-líder das Farc

Jesús Santrich, que tem extradição para os EUA solicitada por narcotráfico, é considerado foragido

Por Da Redação 10 jul 2019, 02h06

A Corte Suprema da Colômbia ordenou, nesta terça-feira 9, a captura por tráfico de drogas do congressista Jesús Santrich, ex-negociador de paz da extinta guerrilha das Farc e cujo paradeiro é ignorado desde 30 de junho.

Em um auto entregue à imprensa, o tribunal decretou a prisão e emitiu um pedido à Interpol para que localize e detenha Santrich visando a extradição.

O presidente Iván Duque saudou a decisão diante do que chamou de “brincadeira com a Justiça” por parte de Santrich, e garantiu que será “implacável” no combate aos criminosos.

“Seremos implacáveis com os que pretendam seguir nestas atividades criminosas, que pretendam seguir na reincidência e enganar o Estado de Direito”.

O ex-comandante rebelde passou a ser considerado foragido nesta terça-feira, ao não comparecer a uma audiência na justiça sobre uma suposta tentativa de tráfico de cocaína.

A extradição de Santrich é requerida pelos Estados Unidos por narcotráfico. Em abril de 2018, Seuxis Paucias Hernández – nome legal de Santrich – foi detido para ser extraditado aos Estados Unidos, mas em maio passado o Supremo determinou sua libertação e o ex-guerrilheiro assumiu uma das cadeiras no Congresso reservadas às Farc, transformadas no partido Força Alternativa Revolucionária do Comum.

Continua após a publicidade

Santrich, 52 anos, que chegou ao Congresso como parte do pacto que acabou com meio século de luta armada da guerrilha comunista, também é alvo de um processo na justiça especial de paz que investiga os piores crimes cometidos durante o conflito.

O acordo de paz prevê que os responsáveis por crimes graves que confessem e indenizem suas vítimas recebam penas alternativas de prisão, desde que observem o devido processo legal.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.