Sobe para 25 o número de mortos após explosão em hotel de Havana
Acidente teria sido causado por vazamento; edifício de estilo neoclássico foi construído em 1880 e corre o risco de ser demolido
O número de mortos na explosão da última sexta-feira, 6, num hotel de luxo em Havana, capital de Cuba, subiu para 25, segundo as autoridades locais. O país ainda não divulgou informações detalhadas sobre as vítimas. Até a última atualização, 64 pessoas tinham ficado feridas, sendo 50 adultos e 14 menores de idade.
O presidente Miguel Diaz-Canel, que esteve no local, classificou o episódio como um “infeliz acidente”, descartando de imediato que tenha sido causado por algum tipo de ataque. Ocorrida perto das 11h, quando um caminhão-tanque de gás abastecia o hotel, a explosão tem como tese mais provável um vazamento.
Nos próximos dias, uma vistoria técnica no edifício vai avaliar se ele pode ser recuperado ou se os danos são irreversíveis e exigem a demolição. O hotel Saratoga, de cinco estrelas, ocupa uma construção de estilo neoclássico erguida em 1880 – a última restauração foi feita em 2005.