Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Serviços de inteligência sonegam informações a Trump, diz jornal

Segundo jornal 'The Wall Street Journal', relação com governo russo e críticas às agências de inteligência dos EUA motivam precaução

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h42 - Publicado em 16 fev 2017, 18h15

Fontes anônimas do serviço de inteligência americano afirmaram que o presidente Donald Trump não está recebendo informações sobre fontes e métodos de investigação para obtenção de dados sobre governos estrangeiros, reportou nesta quinta-feira o jornal The Wall Street Journal. Segundo a publicação, elas temem que  Trump comprometa dados sigilosos da Segurança Nacional.

Deixar de repassar todas as informações à Presidência é uma prática rotineira, mas o ineditismo do fato está na motivação: desta vez, trata-se de uma profunda desconfiança em função dos contatos da equipe de Trump com o governo russo e das recentes críticas do líder americano às agências de inteligência do país, e não de proteção às fontes e estratégias de investigação, conforme o Wall Street Journal.

Nesta quinta-feira, o Banco Deutsche, que emprestou centenas de milhares de dólares a Donald Trump, realizou um exame interno na conta pessoal do presidente para avaliar a existência de alguma conexão suspeita com a Rússia, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Segundo a publicação, a filha Ivanka do presidente americano, o marido dela, Jared Kushner, que também é assessor de Trump, e a mãe de Kushner são clientes do Deutsche Bank. O levantamento interno do banco alemão não encontrou evidências de ligação financeira de Trump com a Rússia, mas a instituição vem sofrendo pressão para delegar a um auditor externo e independente a investigação sobre seus próprios negócios com o presidente americano.

Demissão

Na segunda-feira, Michael Flynn, conselheiro de Segurança Nacional do presidente americano, pediu demissão do cargo. Ele não resistiu à pressão e ao constrangimento depois de revelações de que discutiu as sanções impostas pelos americanos à Rússia com o embaixador russo em Washington antes da posse de Trump, e de ter mentido ao vice-presidente Mike Pence sobre essas conversas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.