Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Separatistas querem reeleger Puigdemont presidente da Catalunha

Porém, os partidos ainda precisam pensar como tornar a posse legalmente possível com o líder foragido em Bruxelas

Por Da Redação
11 jan 2018, 10h49

Os principais partidos separatistas do território da Catalunha anunciaram na última quarta-feira (10) o fechamento de um acordo para reeleger Carles Puigdemont como presidente da região ainda neste mês, embora ainda não se saiba como tornar isso legalmente possível.

Os partidos Juntos pela Catalunha, representado por Puigdemont, e o Esquerda Republicana celebraram o acordo que poderá aprová-lo como presidente regional. Entretanto, ainda é necessário o apoio do partido de extrema esquerda, Candidatura de Unidade Popular (CUP) para garantir a posse. O partido já sinalizou que provavelmente apoiará Puigdemont.

Para se tornar presidente, Puigdemont precisa fazer um discurso de posse no dia 17 de janeiro, que é quando o Parlamento eleito do dia 21 de dezembro será constituído oficialmente. Porém, ele está foragido em Bruxelas desde que foi deposto em outubro, após a fracassada tentativa de separar a Catalunha da Espanha. Se pisar em Barcelona, ele poderá ser imediatamente preso.

 

Os separatistas consideram duas opções: o discurso via internet ou a delegação a outro deputado. A viabilidade legal da primeira opção ainda precisa ser confirmada. O regulamento da assembleia catalã é ambíguo em relação a essa possibilidade, mas a oposição contrária à independência da Catalunha argumenta que um presidente regional não pode governar à distância.

“É evidente que para governar a Catalunha, é preciso estar na Catalunha, não dá para fazer isso via WhatsApp ou usando um holograma”, afirmou Inés Arrimadas, líder do partido anti-independentista Cidadãos. Em eleição realizada em dezembro, partidos separatistas conquistaram 66 de 135 assentos no Parlamento da Catalunha.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.