Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Senador McCain ironiza isenção do serviço militar de Trump

Republicano criticou dispensa médica de ricos na guerra do Vietnã e usou como exemplo o diagnóstico que livrou o presidente americano

Por AFP
23 out 2017, 13h52

O senador e herói de guerra dos Estados Unidos John McCain atacou veladamente o presidente Donald Trump, com quem mantém uma relação de crescente confronto, ao ironizar os motivos que permitiram ao milionário ficar isento do serviço militar na juventude.

O senador republicano, candidato derrotado à presidência em 2008, foi entrevistado no domingo à noite pelo canal C-SPAN 3 por ocasião do aniversário de 50 anos de sua participação na guerra do Vietnã, durante a qual passou cinco anos como prisioneiro em Hanói e foi torturado. “Um aspecto do conflito, certamente, que nunca vou tolerar é que enviamos pessoas com o nível de renda mais baixo e que os mais ricos encontraram um médico para dizer que tinham um problema ósseo”, disse McCain, em aparente referência ao diagnóstico que permitiu a Trump escapar em 1968 do serviço militar obrigatório.

“Isto é ruim. Se pedimos a todos os americanos que sirvam, então todos devem fazer isto”, insistiu.

Como candidato à presidência em 2015, Trump disse que McCain era um herói de guerra apenas “porque foi capturado”. “Gosto de pessoas que não foram capturadas”, disse Trump.

Continua após a publicidade

Desde sua eleição, o presidente americano enfrenta as críticas agudas do senador veterano e militar, sem deixar de responder, o que pode colocar em risco a apertada maioria republicana no Senado (52 votos de um total de 100). “Estou sendo muito amável. Estou sendo muito, muito amável. Mas em algum momento vou contra-atacar e não será agradável”, afirmou Trump na semana passada.

“Enfrentei oponentes difíceis em minha vida”, respondeu McCain, de 81 anos e diagnosticado com câncer cerebral em julho. Na entrevista ao C-SPAN, McCain disse ainda que as lições aprendidas com o Vietnã incluem que os Estados Unidos precisam ter uma “estratégia e capacidade de ganhar” antes de se envolver em um conflito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.