Seis em dez americanos apoiam ação militar na Coreia do Norte
Ataque recebe aval da população caso esforços diplomáticos e sanções econômicas falhem em suspender o programa nuclear do país asiático, aponta pesquisa
A maioria dos americanos apoia uma ação militar contra a Coreia do Norte se a estratégia de sanções econômicas e esforços diplomáticos falharem, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, em meio à crescente tensão sobre o programa de armas nucleares de Pyongyang e os sucessivos lançamentos de mísseis no mar como ameaça.
A pesquisa feita com 1.022 americanos na semana passada mostrou que 58% são a favor de uma ação militar contra a Coreia do Norte se os Estados Unidos não conseguirem alcançar seus objetivos por meios alternativos. Mas metade dos entrevistados ainda acredita que a situação pode ser resolvida com o uso de sanções econômicas e diplomacia. O presidente americano, Donald Trump, tem reiterado que o país está pronto para atacar os norte-coreanos se isso for necessário. A Casa Branca deseja que a Coreia do Norte interrompa o seu programa nuclear e abandone a produção de mísseis atômicos.
A pesquisa mostra um aumento pequeno se comparada com uma enquete realizada pelo mesmo instituto em 2003, quando a alternativa da intervenção militar obteve 47% de apoio.
Perguntados se acreditam que a Coreia do Norte do ditador Kim Jong-un fará um ataque militar contra os Estados Unidos em algum momento dos próximos seis meses, 38% dos entrevistados disseram que sim, e 58%, que não.
(Com Estadão Conteúdo)