Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Secretário-geral da ONU alerta que organização está ficando sem dinheiro

Do total de 193 países membros, 112 estão com a sua parte no orçamento principal paga; os EUA são responsáveis por 22% do financiamento

Por Da Redação
Atualizado em 27 jul 2018, 14h34 - Publicado em 27 jul 2018, 14h13

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou aos funcionários que a entidade está ficando sem dinheiro e convocou seus Estados membros a pagarem o que devem o mais rápido possível, segundo um memorando interno ao qual veículos da imprensa americana tiveram acesso.

Guterres comunicou aos Estados membros que em 30 de junho o orçamento da ONU tinha um déficit de 139 milhões de dólares e que a entidade “nunca havia enfrentado uma situação tão difícil em seu fluxo de caixa” nessa época do ano. “Estamos ficando sem dinheiro mais cedo e permanecendo no vermelho por mais tempo”, escreveu.

“Uma organização como a nossa não deveria ter que sofrer ameaças repetidas de cair na falência. Mas, sem dúvida, a maior dor sentem aqueles aos que servimos quando, por falta de fundos, não podemos responder seus pedidos de ajuda”, disse o secretário-geral.

Continua após a publicidade

Em dezembro, o comitê orçamentário da Assembleia Geral da ONU chegou a um acordo de orçamento de 5,4 bilhões de dólares para 2018-2019, o que a embaixadora americana Nikki Haley disse ser uma redução de 285 milhões de dólares em relação a 2016-2017. A missão de paz da ONU se financia de forma separada.

Segundo a ONU, 112 dos 193 Estados membros pagaram até agora suas partes no orçamento principal. Os Estados Unidos, que são responsáveis por cerca de 22% do orçamento, tradicionalmente pagam mais tarde por causa de seu ano fiscal.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.