Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia toma área urbana de Mariupol e dá ultimato a combatentes ucranianos

Segundo o Ministério da Defesa russo, os poucos militares da Ucrânia que permanecem na cidade estão cercados e devem se entregar esta madrugada

Por Redação
Atualizado em 16 abr 2022, 19h29 - Publicado em 16 abr 2022, 19h05

Um dos principais alvos do exército russo, a cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia, tem toda sua área urbana sob controle dos combatentes de Vladimir Putin, afirmou neste sábado o Ministério da Defesa do país. Em uma publicação on-line, o governo russo disse que poucos membros da força ucraniana continuam na cidade, cercados na siderúrgica Azovstal. A Rússia deu um ultimato aos resistentes. Segundo a agência de notícias Reuters, eles têm até 6h da manhã no horário de Moscou (meia-noite no horário de Brasília) para entregarem suas armas e se renderem pacificamente.

A cidade, uma das maiores da Ucrânia perto da fronteira com a Rússia, é cobiçada por seu acesso ao Mar de Azov, que se conecta ao Mar Negro – um dos poucos pontos de água navegável da região. Segundo dados do ministério russo, 4.000 pessoas morreram na cidade durante o combate, e 1.464 militares ucranianos se renderam até o momento.

Em tempos de paz, Mariupol tinha 441.000 habitantes. De acordo com a Ucrânia, cerca de 20.000 pessoas morreram lá desde o início da guerra. Também neste sábado, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky disse que a tomada de Mariupol dificultará e muito as negociações com Moscou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.