Rússia lança 50 mísseis contra infraestrutura energética da Ucrânia
Comando aéreo da Ucrânia disse que derrubou 44 mísseis inimigos, mas outros atingiram barragens hidrelétricas e estruturas importantes
A Rússia lançou uma onda de mísseis de cruzeiro contra barragens hidrelétricas e outras infraestruturas importantes em toda a Ucrânia nesta segunda-feira, 31, com explosões relatadas na capital, Kiev, e em pelo menos 10 outras cidades e regiões.
“Outro lote de mísseis russos atinge a infraestrutura crítica da Ucrânia. Em vez de lutar no campo de batalha, a Rússia luta contra civis”, disse Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia. “Não justifique esses ataques chamando-os de ‘resposta’. A Rússia faz isso porque ainda tem os mísseis e a vontade de matar os ucranianos.”
+ Aliado de Putin admite derrota significativa na guerra contra a Ucrânia
O comando aéreo da Ucrânia disse que derrubou 44 dos 50 mísseis inimigos. Imagens de vídeo sugeriram que vários mísseis foram interceptados nos céus de Kiev logo após as 8h (3h de Brasília). No país inteiro, soaram sirenes de ataques aéreos, orientando cidadãos a procurar abrigo.
Interception by Ukrainian air defense of a Russian cruise missile moments before it was about to hit a power plant in the north of Kiev pic.twitter.com/NlXzyN1pFE
— Revolution Radio ⚪ (@Freedom_Slips) October 20, 2022
No entanto, alguns ataques penetraram nas defesas da Ucrânia. O governador de Kiev, Oleksiy Kuleba, disse que “grande bombardeio na região” danificou a infraestrutura de eletricidade e energia. Ele disse que os moradores devem fazer cortes de energia de emergência, acrescentando que há pelo menos uma vítima.
+ Zelensky acusa Rússia de usar táticas de ‘loucura’ na linha de frente
Os mísseis de cruzeiro foram disparados de aeronaves russas voando ao norte do Mar Cáspio e da região de Rostov. Eles atingiram alvos nos oblasts de Kiev, Zaporizhzhia e Kharkiv, bem como nas áreas de Mikolaiv, Lviv, Zhytomyr, Kirovohrad e Chernivtsi.
🇷🇺🇺🇦 —Ria News shares launches of Russian missiles on Ukrainian infrastructure today.
🖥 #ap #ukraine #russia 🚨🚀 pic.twitter.com/cdzxu03qsy
— Intel Mule (@Intel_Mule) October 31, 2022
+ Rússia impõe condições para restaurar energia na Ucrânia em meio a apagões
Usinas hidrelétricas estavam entre os principais alvos da Rússia nesta manhã, de acordo com Herman Halushchenko, ministro da Energia da Ucrânia. Em comunicado no Facebook, Halushchenko descreveu a situação como “outro ataque bárbaro”, acrescentando que “subestações elétricas, usinas hidrelétricas e de geração de calor foram atingidas por foguetes”.
Como resultado, apagões parciais programados e apagões de emergência foram introduzidos nas regiões de Kiev, Cherkasy, Zaporizhzhia, Cherkasy, Kyiv, Kirovohrad, Kharkiv, Zaporizhia e Poltava, disse ele.