Rússia destruiu 30% das usinas de energia da Ucrânia, diz Zelensky
Os moradores da capital ucraniana, Kiev, foram orientados a economizar eletricidade e água
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira, 18, que 30% das usinas de energia do país foram destruídas em pouco mais de uma semana.
“Outro tipo de ataque terrorista russo: visando energia e infraestrutura vital. Desde 10 de outubro, 30% das usinas de energia da Ucrânia foram destruídas, causando apagões maciços em todo o país. Não há espaço para negociações com o regime do [presidente da Rússia, Vladimir] Putin”, afirmou Zelensky.
Another kind of Russian terrorist attacks: targeting 🇺🇦 energy & critical infrastructure. Since Oct 10, 30% of Ukraine’s power stations have been destroyed, causing massive blackouts across the country. No space left for negotiations with Putin's regime. @United24media pic.twitter.com/LN4A2GYgCK
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 18, 2022
O anúncio do líder ucraniano ocorre na sequência de recentes ataques da Rússia à infraestrutura energética na Ucrânia. Áreas em pelo menos três cidades ucranianas sofreram quedas de energia após bombardeios e explosões de drones “kamikaze”, segundo autoridades locais.
+ Ataque da Rússia com drones ‘kamikaze’ deixa pelo menos 3 mortos em Kiev
Os moradores da capital ucraniana, Kiev, foram orientados a economizar eletricidade e água.
“Em Kiev, como resultado de ataques com foguetes de bárbaros russos, duas instalações críticas de infraestrutura foram danificadas. Os serviços de emergência e resgate estão trabalhando no terreno”, disse o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, no Telegram.
“Atualmente, o fornecimento de eletricidade e serviços de abastecimento de água é parcialmente limitado em muitas casas na margem esquerda da capital. Apelo a todos os residentes de Kiev para que economizem eletricidade o máximo possível”, completou.
+ Após explosão de ponte na Crimeia, Rússia retalia com chuva de mísseis
Houve pelo menos três ataques a uma instalação de energia localizada na margem esquerda de Kiev na manhã desta terça-feira, confirmou o vice-chefe do gabinete do presidente, Kyrylo Tymoshenko.
Três cidades ucranianas registraram falta de energia nesta terça como resultado de ataques russos durante a noite.