Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Reino Unido pode reconhecer Palestina antes de acordo de paz, diz Cameron

Secretário das Relações Exteriores britânico afirmou, no entanto, que reconhecimento só pode ser feito após retirada do Hamas de Gaza

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h36 - Publicado em 1 fev 2024, 18h08

O secretário das Relações Exteriores britânico, David Cameron, afirmou nesta quinta-feira, 1, que seu país pode reconhecer oficialmente um Estado palestino após um cessar-fogo em Gaza, sem ter que aguardar o resultado do que podem ser conversas de anos entre Israel e palestinos sobre a solução de dois Estados. A declaração foi feita à agência de notícias Associated Press durante uma visita ao Líbano.

Cameron, no entanto, afirmou que o reconhecimento não poderia ocorrer enquanto o Hamas estivesse na região. O diplomata, que já foi primeiro-ministro britânico, acrescentou que o grupo militante deveria deixar Gaza para que o reconhecimento se firmasse, já que a solução de dois Estados só é possível quando a região deixar de ser controlada pelo grupo.

+ Entenda a ‘solução de dois Estados’ para Israel e Palestina

Segundo ele, o reconhecimento de uma Palestina independente pelo Reino Unido não pode acontecer no início do processo, mas também não precisa ser no final.

“Pode ser algo que consideramos à medida que este processo, à medida que este avanço para uma solução, se torna mais real”, disse. “O que precisamos fazer é dar ao povo palestiniano um horizonte para um futuro melhor, o futuro de ter um Estado próprio”, acrescentou. 

Em contrapartida, o primeiro-ministro de extrema-direita de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou a ideia da criação de um Estado palestino e, publicamente, se vangloria de ter sido fundamental no impedimento de avanços sobre o tema.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.