Recorde de 13 milhões de chineses fazem vestibular ‘mais difícil do mundo’
O "gaokao" é a única maneira de entrar nas melhores universidades do país
O número de estudantes chineses realizando nesta sexta-feira, 7, o disputado “gaokao”, exame nacional de admissão à faculdade, bateu recorde com mais de 13,4 milhões de pessoas, superando os 12,9 milhões de 2022. O teste, que é dividido entre dois dias, é classificado pela mídia da China como o maior e o “mais difícil do mundo”.
Para realizar o exame, os estudantes chineses passam anos se preparando, já que a única maneira de entrar nas melhores universidades do país é obtendo uma alta pontuação. O teste é considerado extremamente difícil e inclui disciplinas como literatura chinesa, matemática, inglês, física, química, política e história. As provas abordam todo o material ensinado nos 12 anos de ensino.
Além da dificuldade das matérias, o vestibular é muito competitivo e de alto risco, já que em muitos casos os estudantes fazem a prova uma única vez. Atualmente, os jovens lidam com mais um fator estressante: enfrentam um país em desaceleração econômica e com cada vez mais desemprego juvenil.
Votos de sucesso
Sabendo da enorme pressão, diversas pessoas começaram a enviar mensagens de boa sorte aos vestibulandos. Além dos inúmeros posts nas redes sociais chinesas, algumas celebridades internacionais também enviaram desejos de sucesso na realização da prova. Entre eles, uma das lendas do futebol, o britânico David Beckham, postou no Weibo, plataforma da China, onde possui 10 milhões de fãs.
“Só quero dizer ‘boa sorte’ a todos os alunos que farão os exames em breve. Vocês trabalharam tão duro. Jin Bang Ti Ming!” disse em um vídeo, pronunciando uma frase em chinês que significa alcançar honras e sucesso em exames importantes.
Diversos pais e professores também se reuniram na porta dos locais de prova para esperar pelos alunos. A maioria vestia vermelho, cor da vitória na China, enquanto alguns seguravam girassóis, flor que promete sucesso acadêmico.
As autoridades chinesas implementaram uma série de medidas para manter a ordem nos locais do exame. Em Pequim, segundo a agência de notícias estatal Xinhua, agentes de trânsito foram às ruas às 6h para ajudar a reduzir o alto fluxo de veículos em torno de uma das escolas perto do Palácio de Verão, uma área turística.