Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Quem pagará a conta de Kim Jong-un em Singapura?

Segundo especialistas, caberá a outras nações arcar com os custos da viagem dos norte-coreanos para a histórica cúpula com Donald Trump

Por AFP
Atualizado em 12 mar 2021, 06h03 - Publicado em 8 jun 2018, 15h59

Não acostumada a pagar a fatura, a Coreia do Norte deve, desta vez, deixar Seul ou Singapura acertarem a conta de sua participação, na terça-feira, 12, na reunião com Donald Trump. A cidade-Estado se prepara para receber a histórica cúpula entre o presidente americano e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, em um hotel de luxo na ilha de Sentosa.

Ambos os protagonistas possivelmente ficarão em hotéis de alto nível. E é provável que a Coreia do Norte, alvo de uma série de sanções, não tenha nada a pagar. “Pyongyang está acostumado com o fato de que outros paguem por todos os ‘compromissos diplomáticos’ do regime recluso”, explicou à AFP Sung-Yoon Lee, da Escola Fletcher de Direito e Diplomacia da Universidade Americana de Tufts.

No último fim de semana, o ministro da Defesa de Singapura, Ng Eng Hen, declarou que seu governo estava pronto para assumir algumas das despesas norte-coreanas, a fim de participar dessa “reunião histórica”.

A conta provavelmente será salgada, porque a delegação norte-coreana não se hospedará em qualquer lugar. Um imponente edifício colonial à beira-mar, o hotel Fullerton, cinco-estrelas, oferece, por exemplo, uma suíte presidencial a 6.000 dólares por noite que poderia agradar a Kim Jong-un, cujo gosto pelo luxo não é segredo.

Se não for este o caso, o jovem líder poderia recorrer ao St. Regis, que oferece seus mordomos e uma frota de Bentleys. O pernoite na suíte presidencial custa 6.700 dólares, com café da manhã incluído.

Continua após a publicidade

O estabelecimento também possui uma coleção particular de mais de setenta obras de arte, com Picasso e Miró liderando as assinaturas famosas.

Como o líder e sua delegação chegarão a Singapura também é uma dúvida.

Trump pode contar com o Air Force One, cujo alcance é de 13.000 km. Mas o “Air Force Un” de Kim Jong-un, como é apelidado pela imprensa internacional o Ilyushin-62 do regime norte-coreano, é uma aeronave envelhecida, de fabricação soviética. E os especialistas em aeronáutica duvidam de sua capacidade de voar até Singapura.

Kim Jong-un poderá ter de ser levado por outra pessoa, ou alugar um avião. Se quiser algo parecido com o Air Force One, um Boeing 747-200, a PrivateFly.com aluga o modelo por 17.501 dólares por hora.

Continua após a publicidade

Com exceção da oferta do ministro de Singapura, os governos estrangeiros não demonstraram nenhuma vontade de pagar pelas despesas da missão de Kim. “Não vamos pagar seus custos”, declarou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Heather Nauert.

Coreia do Sul

Um porta-voz do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, indicou que esse último também não pretendia colocar a mão no bolso. No entanto, é para os sul-coreanos que os olhos se voltam quando se trata de pagar a conta dos norte-coreanos.

Seul havia liberado 2,86 bilhões de wons (2,7 milhões de dólares) para abrigar a enorme delegação do norte nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, que desempenhou um papel central na atual distensão na península. A Coreia do Sul também pagou pela participação dos norte-coreanos nos Jogos Asiáticos em 2002 e 2014.

A recíproca não é verdadeira, já que Seul também pagou pelas visitas ao Norte de sul-coreanos durante as reuniões familiares organizadas nos últimos anos, segundo o Ministério da Unificação.

Continua após a publicidade

Prêmio Nobel da Paz de 2017, a organização Campanha Internacional pela Abolição de Armas Nucleares (ICAN), propôs na segunda-feira 4 arcar com os custos, aproveitando a soma recebida com a distinção de prestígio.

“Se a realização da cúpula for ameaçada por questões de dinheiro, estamos prontos para arcar com os custos, porque é um encontro histórico importante”, declarou à AFP Akira Kawasaki, representante da ICAN.

A revista Newsweek informa que o site de viagens HotelPlanner.com se oferece para pagar as acomodações e a cobertura do líder norte-coreano.

No final, no entanto, caberá a um governo pagar a conta, acreditam os especialistas em questões coreanas, que para muitos consideram uma pena que um país que gastou bilhões de dólares para adquirir armas nucleares não pague suas despesas. “Pensar que o líder norte-coreano não tem dinheiro para viajar para Singapura é um absurdo”, diz Sung-Yoon Lee.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.