Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quase 950 venezuelanos entraram no Brasil no dia de maior confronto

Segundo a Operação Acolhida, 848 pessoas ficaram no Brasil; contingente é quatro vezes maior do que a média de ingressos diária

Por Da Redação
Atualizado em 1 Maio 2019, 19h44 - Publicado em 1 Maio 2019, 19h08

Enquanto os confrontos entre manifestantes da oposição e as forças de segurança de Nicolás Maduro ocorriam em Caracas na terça-feira 30, 946 venezuelanos cruzaram a fronteira para o Brasil, em Pacaraima (RR), valendo-se de trilhas alternativas à rodovia onde estão os postos de imigração. Desse total, 848 permanecem no país. A violência da repressão aos protestos foi condenada por diversos governos estrangeiros e pela própria Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Polícia Federal em Roraima, outros 88 venezuelanos regressaram ao país. Dentre os que ingressaram no Brasil, 121 solicitaram refúgio no país. A Operação Acolhida, da qual a PF participa, confirmou os dados e informou que 508 pessoas foram vacinadas e que um total de 1.321 doses foram administradas.

O governo de Roraima está monitorando essa imigração quatro vezes maior do que a média. Uma semana antes, em 23 de abril, ingressaram no Brasil 283 venezuelanos por Pacaraima, dos quais 229 permaneceram no país. A Operação Acolhida foi montada no ano passado para organizar o ingresso de venezuelanos por Pacaraima e diminuir os atritos com a comunidade local. Em agosto de 2018, imigrantes foram atacados por moradores da região.

A fronteira entre Brasil e Venezuela, em Pacaraima, está fechada há dois meses, desde que o Brasil, os Estados Unidos e a Colômbia, entre outros, tentaram transportar ao país carregamentos de ajuda humanitária. Mas o trânsito de pessoas continua graças às rotas alternativas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.