Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Putin oferece registro de encontro de Trump e Lavrov ao Congresso

O presidente russo revelou ter transcrições do encontro onde foram divididas informações sigilosas fornecidas aos Estados Unidos por Israel

Por Da redação
Atualizado em 18 Maio 2017, 16h31 - Publicado em 17 Maio 2017, 10h01

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira que está disposto a entregar ao Congresso dos Estados Unidos uma transcrição do encontro entre Donald Trump e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov. Em coletiva de imprensa em Sochi, Putin disse que o registro será oferecido “se a administração americana achar apropriado”.

A reunião, na semana passada, entre o presidente americano e Lavrov, da qual também participou o embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Sergei Kislyak, virou motivo de controvérsia na última segunda-feira, quando o jornal Washington Post revelou que o republicano compartilhou informações altamente sigilosas de segurança com os russos. Segundo duas autoridades de segurança americanas, o republicano contou sobre planos terroristas do Estado Islâmico (EI), que descobriu através de informações passadas por Israel.

Apesar da oferta, Putin nega que a conversa entre seus colegas de governo e Trump tenha envolvido dados sigilosos. O presidente russo chamou a cobertura da imprensa de “esquizofrenia política” e disse que os russos estão “preparados para explicar seu ponto de vista ao Congresso, se necessário”.

Continua após a publicidade

Em meio a críticas, Trump não negou os relatos do Post – pelo contrário, defendeu sua decisão de dividir informações. “Como presidente eu quis compartilhar com a Rússia (em uma reunião aberta na Casa Branca) fatos relativos a terrorismo e segurança aérea, o que tenho direito absoluto de fazer. Além das razões humanitárias, quero que a Rússia aumente sua luta contra o Estado Islâmico e o terrorismo”, escreveu o presidente no Twitter. Segundo a lei americana, o magnata pode repassar dados de inteligência a países parceiros, se assim desejar.

Além da polêmica sobre os russos, a Casa Branca tem enfrentado nesta semana o problema criado com a demissão do diretor do FBI, James Comey. O Congresso americano, inclusive por parte de representantes republicanos, pressiona a administração por mais informações sobre os encontros do ex-diretor com o presidente. Nos dois casos, os assessores do chefe de Estado ainda têm lutado para alinhar posições: Trump e sua equipe já se contradisseram inúmeras vezes nos últimos dias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.