Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Putin diz que Ocidente está tentando cancelar a cultura russa

Segundo o presidente da Rússia, até mesmo grandes nomes como Tchaikovsky estariam sofrendo 'discriminação' de cunho 'nazista'

Por Da Redação Atualizado em 25 mar 2022, 15h57 - Publicado em 25 mar 2022, 15h53

O presidente Vladimir Putin acusou o Ocidente de tentar cancelar a cultura russa, incluindo as obras de grandes compositores clássicos como Tchaikovsky, Dmitri Shostakovitch e Sergei Rachmaninoff.

“Estão tentando cancelar toda uma cultura de mil anos. Estou falando sobre a discriminação gradual contra tudo relacionado à Rússia. Uma tendência que se desenvolve em vários países ocidentais”, disse Putin em reunião televisionada.

O líder do Kremlin comparou a suspenção de vários eventos culturais russos fora do país com as ações da Alemanha nazista na década de 1930.

Recentemente, eventos com figuras culturais russas que manifestaram apoio à guerra foram cancelados, incluindo alguns envolvendo o maestro Valery Gergiev, que foi demitido da Orquestra Filarmônica de Munique por se recusar a condenar a invasão da Rússia à Ucrânia.

.
Vladimir Putin ao lado do maestro Valery Gergiev (Mikhail Svetlov/Getty Images)

Um número muito menor de eventos foi cancelado devido à sua associação a artistas de nacionalidade russa mortos, como a Orquestra Filarmônica de Cardiff, no País de Gales, retirando uma peça de Tchaikovsky de seu programa, no início deste mês.

Em uma publicação no Facebook, a Orquestra defendeu sua decisão explicando que “a humanidade básica tem precedência sobre a arte e a história” e acrescentou que “quando a crise humanitária terminar, a discussão sobre ‘acordar’ e ‘cancelar cultura’ pode ter seu lugar”.

O Balé Bolshoi da Rússia também teve apresentações suspensas no Teatro Real da Espanha, uma das principais casas de ópera da Europa.

As casas de leilões Christie’s, Sotheby’s e Bonhams também cancelaram as vendas de arte russa em Londres.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.