Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Proposta de May de parceria com UE é ‘louca’, diz Boris Johnson

Posição do ministro mostra as discordâncias dentro do governo em decisões importante do Brexit

Por Da redação
Atualizado em 8 Maio 2018, 17h05 - Publicado em 8 Maio 2018, 16h26

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, atacou o plano da primeira-ministra Theresa May de uma parceria aduaneira com a União Europeia após a saída do país do bloco, o chamado Brexit. A posição pública do subordinado de May é o mais novo sinal de discórdia dentro do governo da premiê, em meio às negociações da retirada britânica.

Johnson disse na edição desta terça-feira do jornal Daily Mail que a ideia de parceria era “louca” e criaria “toda uma nova rede de burocracia”. As declarações ocorrem após o gabinete de May, na semana passada, discordar da proposta de relação com Bruxelas. A opção preferida por May prevê que o Reino Unido coletaria impostos de importação em nome da União Europeia para bens que chegam aos portos britânicos. Para o ministro, isso tornaria “muito, muito difícil conseguir acordos de livre-comércio”.

Já o secretário de Negócios, Greg Clark, afirmou no domingo que a parceria na questão alfandegária ainda era considerada pelo governo. Parte do governo, inclusive Johnson, quer uma saída mais “dura”, para facilitar acordos comerciais futuros. Por outro lado, há integrantes como o chefe do Tesouro, Philip Hammond, que desejam manter um alinhamento próximo com a União Europeia, o maior parceiro comercial do Reino Unido.

Os dois lados seguem em uma disputa, quase dois anos após o Reino Unido votar pela saída do bloco europeu e menos de um ano antes da saída oficial, em 29 de março de 2019. Isso leva May, que comanda um instável governo de minoria, a adiar decisões sobre temas importantes o máximo possível, para frustração dos líderes da União Europeia, que têm ressaltado o pouco tempo para se fechar um acordo.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.