Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Procurador do TPI visita Ucrânia e diz que país é ‘uma cena de crime’

Autoridade investiga possíveis crimes de guerra cometidas por tropas russas, sobretudo após relevações em Bucha

Por Duda Gomes Atualizado em 14 abr 2022, 17h09 - Publicado em 14 abr 2022, 17h08

Em visita à Ucrânia nesta semana para investigar acusações de supostos crimes de guerra cometidos por tropas russas, o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, passou pelas cidades de Bucha e Borodyanka, ao norte do país, onde recentemente foram descobertos centenas de corpos de civis em valas comuns.

“A Ucrânia é uma cena de crime. Estamos aqui porque temos motivos razoáveis ​​para acreditar que crimes dentro da jurisdição do TPI estão sendo cometidos”, disse Khan.

Após a retirada das tropas russas de Bucha, no início de abril, a Procuradoria Geral da Ucrânia divulgou que 410 corpos foram encontrados nas ruas, com sinais de terem sido sumariamente executados. As vítimas estariam trajando roupas civis e muitas estavam com as mãos atadas.

Na quarta-feira, 13, Khan se encontrou com a procuradora-geral ucraniana Iryna Venediktova, em Kiev, para cooperar em uma investigação independente do TPI e reafirmar o compromisso na “prestação de contas dos crimes cometidos na Ucrânia”.

Continua após a publicidade

Além da procuradora-geral, também estavam presentes o primeiro-pinistro ucraniano, o ministro da Defesa, o ministro da Justiça, o ministro do Interior e o vice-chefe do gabinete presidencial.

Na reunião, o primeiro-ministro, Denys Shmyhal, alegou que a Rússia vem cometendo crimes de guerra em massa e crimes contra a humanidade na Ucrânia desde 2014, época da anexação da península Crimea pela Rússia. Mencionou também o ataque com mísseis na estação ferroviária de Kramatorsk e os crimes em Mariupol “que a Rússia está tentando esconder”.

Segundo Volodymyr Zelensky, os especialistas do TPI já estão em Bucha, investigando os supostos crimes. Em março, a pedido de 42 países, o Tribunal Penal Internacional anunciou que faria uma investigação sobre crimes de guerra após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.