Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Presidente do Peru força renúncia de primeiro-ministro

Premiê era da ala mais à esquerda do mandato e vinha se chocando com Pedro Castillo por pressionar por reformas mais abrangentes

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 out 2021, 20h19

Após uma série de divergências, o primeiro-ministro do Peru, Guido Bellido, apresentou nesta quarta-feira, 6, sua renúncia a pedido do presidente Pedro Castillo. Segundo as leis locais, quando um premiê cai, o restante dos ministros do gabinete também devem ser substituídos.

“Decidi tomar algumas decisões em favor da governabilidade”, declarou Castillo em uma breve pronunciamento no qual confirmou os rumores da saída de Bellido, cuja permanência no cargo foi questionada pela oposição política e por grande parte dos peruanos. Ele acrescentou que “é hora de colocar o país acima de toda ideologia e posições partidárias” e que “o equilíbrio de poderes é a ponte para o Estado de Direito e a democracia”.

O anúncio foi feito menos de dois meses depois de Castillo assumir o cargo. Segundo analistas políticos, o movimento representa a primeira cisão do novo governo.

Apesar do presidente ter sido eleito em junho com discurso bastante crítico ao capitalismo e a favor de um nacionalismo econômico, ele tem adotado um discurso mais pragmático em seus primeiros meses de governo. Bellido era da ala mais à esquerda do mandato e vinha se chocando com Castillo por pressionar por reformas mais abrangentes.

Continua após a publicidade

Entre as medidas mais controversas propostas pelo agora ex-premiê estava a nacionalização das fontes de gás no Peru. A possibilidade foi bastante contestada no país e fora dele.

Em sua mensagem à nação nesta quarta, Castillo reiterou o compromisso do governo com o investimento privado para que opere “sem corrupção e com responsabilidade social”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.