Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Presidente argentino critica ‘pseudo-democracia’ da Venezuela

Mauricio Macri indicou o populismo como o principal inimigo venezuelano, mas pediu "tempo" para Donald Trump, nos Estados Unidos

Por Da redação
18 fev 2017, 16h53

O presidente da Argentina, o conservador Mauricio Macri, afirmou que a Venezuela é apenas uma “pseudo-democracia” e atacou os “populismos”, em entrevista concedida a imprensa da Espanha, antes de sua viagem ao país. “Basta de eufemismos, a Venezuela não é uma democracia”, declarou o argentino neste sábado.

“Há uma pseudo Suprema Corte. Os direitos humanos não são respeitados”, comentou Macri, em alusão ao país liderado por Nicolás Maduro. Na quinta-feira, o tribunal venezuelano confirmou a sentença de 14 anos de prisão para Leopoldo Lopez, figura da oposição nacional. “O governo anterior estava à beira da ‘chavizar’ a Argentina e tivemos que lutar muito para evitar isso”, disse Macri.

Para o argentino, o principal inimigo da Venezuela é o “populismo”, descrito com uma metáfora: “O populismo é como um pai que convida toda a sua família para a Europa para hotéis cinco estrelas e, quando eles retornam, o pai liquidou a casa (… ). É viver um momento maravilhoso para depois perceber que quebrou o país e ficou sem reservas e sem infraestruturas”, afirmou, segundo o jornal El Mundo. Sobre o populismo do americano Donald Trump, porém, o conservador de mostrou mais brando: “Temos que lhe dar tempo, como disse o Papa”.

Continua após a publicidade

O ex-empresário argentino, que completou no dia 10 de dezembro um ano de um mandato difícil, especialmente em matéria econômica, invoca regularmente o legado “catastrófico” de 12 anos de presidência de Néstor (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015), marcada por um alinhamento diplomático com Lula e Dilma Rousseff, no Brasil, e com a Venezuela de Hugo Chávez.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.