‘Por que o helicóptero não subiu ou desceu?’, questiona Trump sobre acidente aéreo nos EUA
Dos 28 corpos que já foram localizados, 27 eram do jato comercial e um do helicóptero militar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou as ações da tripulação e dos controladores de tráfego aéreo antes da colisão entre um avião comercial da American Airlines e um helicóptero do Exército americano na noite desta quarta-feira, 29. Dos 28 corpos que já foram localizados, 27 eram do jato comercial e um do helicóptero militar.
Em suas redes sociais, Trump disse que o acidente poderia ter sido evitado. “Por que o helicóptero não subiu ou desceu, ou virou? Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se eles viram o avião? Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada. NÃO É BOM!!!”, escreveu o presidente americano.
“O avião estava em uma linha de aproximação perfeita e rotineira para o aeroporto. O helicóptero estava indo direto para o avião por um longo período de tempo. É uma NOITE CLARA, as luzes do avião estavam acesas”, disse.
+ Caixa-preta de avião que caiu em Washington é encontrada; mortos sobem para 28
O presidente americano disse que foi informado sobre o “terrível acidente” em uma breve declaração oficial e pediu orações às vítimas.
“Fui completamente informado sobre o terrível acidente que acabou de ocorrer no aeroporto Nacional Reagan”, afirmou ele. “Estou monitorando a situação e fornecerei detalhes à medida que surgirem.”
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, também pediu por orações para todos os envolvidos no acidente. “Estamos monitorando a situação, mas por enquanto vamos esperar pelo melhor”, escreveu ele.
O acidente
O avião comercial da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos Estados Unidos colidiram no ar perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, de Washington. O voo, que partiu do Kansas, transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. Pelo menos três militares estavam a bordo do helicóptero.
A colisão foi capturada em vídeo por uma webcam ao vivo operada pelo Centro John F. Kennedy de Artes Cênicas, a alguns quilômetros do local do acidente.
Assista ao momento da colisão abaixo:
Uma missão de busca e resgate com cerca de 300 socorristas está em andamento no rio Potomac. De acordo com a última atualização oficial do chefe dos bombeiros de Washington, John Donnelly, pelo menos 28 corpos foram recuperados do rio. Autoridades afirmam que não há expectativas de achar sobreviventes.
Patinadores artísticos, bem como seus familiares e treinadores, estavam entre os passageiros do avião, de acordo com a U.S. Figure Skating, o órgão regulador americano do esporte. O grupo retornava de um campo de treinamento após o campeonato nacional de patinação artística, realizado em Wichita, Kansas, no fim de semana. Cidadãos russos, incluindo patinadores artísticos, também estavam a bordo, confirmou o Kremlin.
O Aeroporto Ronald Reagan, que opera voos nacionais, foi fechado até pelo menos às 11h do horário local (13h em Brasília) desta quinta-feira. Lá, familiares de prováveis vítimas se reuniram em um saguão enquanto esperam atualizações das autoridades.