‘Planos A, B e C’ da Rússia na guerra falharam, diz ministro britânico
Ben Wallace definiu o governo de Vladimir Putin como 'Estado fascista' e apontou fracasso das forças russas no conflito contra a Ucrânia
O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse nesta sexta-feira, 29, que a Rússia está fracassando em alcançar seus objetivos na guerra contra a Ucrânia.
“Os russos estão falhando no momento em muitas áreas… O plano A, B e C de [Vladimir] Putin falhou e ele pode procurar o plano D”, disse Wallace em entrevista à emissora Sky News, estimando que o presidente russo irá redefinir suas estratégias novamente.
+ A confissão da Rússia que explica o curso da guerra na Ucrânia
+ Boris Johnson anuncia que Reino Unido vai treinar soldados ucranianos
Na ocasião, a autoridade britânica definiu Moscou como um “Estado fascista invadindo a Ucrânia” e justificou o envio de armas ao país argumentando que a luta contra a Rússia é uma “causa nobre”.
No início de junho, o Reino Unido se juntou aos Estados Unidos no fornecimento de armas avançadas, veículos blindados e munições para ajudar forças ucranianas a conter a ofensiva russa na região leste do país.
Na semana passada, durante o Fórum de Segurança de Aspen, Richard Moore, chefe do serviço de inteligência (MI6), também apontou que Moscou está “prestes a perder força” no conflito.
“Nossa avaliação é que os russos terão cada vez mais dificuldade em fornecer suprimentos à tropas nas próximas semanas. Eles terão que fazer uma pausa e isso dará aos ucranianos oportunidades de contra-atacar”, disse Moore à CNN.
+ Rússia comemora renúncia de Boris Johnson: ‘Também não gostamos dele’
O diretor do MI6 acrescentou que os militares ucranianos estão motivados e mais fortalecidos ao receberem os armamentos enviados pelos EUA e Reino Unido.
De acordo com ele, Moscou também estaria perdendo seu poder de espionagem na Europa após a expulsão de mais de 400 oficiais de inteligência russos do continente além da prisão de vários espiões disfarçados nos últimos meses.