Pior que Temer: Trump comete mais uma gafe geográfica
Presidente que não é presidente, a Bélgica é cidade, Paraguai vira Portugal e Paris fica na Alemanha. Qual mandatário cometeu mais erros no mapa?
“Vou dizer a vocês que eu passei pelo Texas, Florida, Louisiana e fui até Porto Rico e conheci o presidente das Ilhas Virgens”, disse o presidente americano Donald Trump no discurso em Washington, nesta sexta-feira.
O problema: as Ilhas Virgens, um arquipélago no Caribe, são parte do território americano. Logo, o presidente das Ilhas Virgens não é o governador, Kenneth Mapp, mas Trump.
Por sorte, Trump elogiou o presidente do arquipélago, embora só tenha gerado mais confusão: “as Ilhas Virgens e o presidente das Ilhas Virgens, são pessoas maravilhosas que estão sofrendo muito. E nós estaremos lá, realmente vamos estar lá, não é uma questão de escolha.”
A imprensa americana percebeu o erro e chegou a questionar a Casa Branca por um comentário. O governo não se pronunciou, mas corrigiu o erro de Trump na transcrição oficial do discurso.
Entre as outras gafes geográficas de Trump estão ele ter dito que a Bélgica é uma linda cidade e que o Marrocos é, basicamente, México. Em um tuíte, pareceu acreditar que Paris fica na Alemanha: “Homem atingido por tiro dentro de delegacia de Paris (…). A Alemanha hoje é uma total bagunça – crime grande. Fique esperto!”.
O presidente brasileiro Michel Temer também coleciona pérolas no mapa. Já chamou Paraguai de Portugal, durante um brinde ao presidente paraguaio Horácio Cartes, em agosto:
“Na nossa Constituição, existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública no país se volte para a integração latino-americana de nações. Fazemos isso, em primeiro lugar, pelo apreço que temos na relação Brasil e Portugal”.
Em uma nota do Planalto, a Rússia foi chamada de República Socialista Federativa Soviética da Rússia. Em visita à Noruega, enviou saudações ao rei da… Suécia.