Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Pesquisa mostra novo triunfo de Merkel e avanço da direita alemã

Chanceler deve conquistar seu quarto mandato, mas principal novidade é a volta dos nacionalistas ao Parlamento pela primeira vez após a 2ª Guerra Mundial

Por Da Redação Atualizado em 24 set 2017, 15h12 - Publicado em 24 set 2017, 13h29

Pesquisa boca de urna divulgada no início da tarde deste domingo (no horário brasileiro), logo após o encerramento das votações, mostra que a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, deve conquistar o seu quarto mandato, como era esperado, mas que o país terá, pela primeira vez após a Segunda Guerra Mundial, a presença de representantes da extrema-direita no Parlamento nacional.

Segundo as projeções, a União Democrata Cristã (CDU), partido de Merkel, deve obter 32,5% dos votos, o que lhe obriga a buscar uma coalização para governar. Em segundo lugar, vem o Partido Social-Democrata (SPD), que governa hoje com Merkel, com 21%, pior resultado do partido em anos. Apesar da vitória, a primeira ministra perde seu aliado: o líder do SPD, Martin Schulz, anunciou a ida para a oposição.

A grande novidade da eleição, no entanto, é o crescimento do Alternativa para a Alemanha (AfD), partido populista que deve ter, segundo a pesquisa, 13,5% dos votos e levar a extrema-direita pela primeira vez ao Reichstag, o Parlamento alemão, no pós-guerra. O Partido Liberal Democrático (FDP), vem em quarto, com 10,5% dos votos. No total, seis partidos devem obter representação na Casa.

Em seu discurso, Merkel admitiu que queria “um resultado melhor”, apesar de conseguir ser reeleita, e se comprometeu a “reconquistar” os eleitores da ultradireitista AfD. “Conseguimos o objetivo estratégico”, afirmou a líder conservadora, que confirmou que pretende negociar novas coalizões.

Os primeiros resultados da apuração devem começar a ser divulgados por volta das 18h (horário de Brasília).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.