Parlamentares americanos se organizam para vir à COP, independentemente de Trump
Mesmo sem confirmação da Casa Branca, parlamentares do Partido Democrata articulam presença em Belém
Nesta quinta-feira, 9, parlamentares dos Estados Unidos e do Brasil se reuniram em um encontro virtual sobre governança e fiscalização ambiental, no primeiro movimento conjunto de preparação para a COP30, que será realizada em 2026, em Belém (PA). O diálogo ocorre no momento em que congressistas americanos começam a se organizar para participar da conferência, mesmo sem a confirmação do presidente Donald Trump. Ao todo, 16 deputados do Partido Democrata confirmaram presença.
O encontro foi promovido pelo Sustainable Energy & Environment Coalition (SEEC) — grupo que reúne mais de cem deputados americanos ligados à pauta climática —, em parceria com a Plataforma CIPÓ e a organização Clima de Política. A moderação é do professor Oliver Stuenkel, da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Na pauta, estão temas como o controle de financiamentos internacionais e a cooperação transfronteiriça — áreas que, segundo os participantes, exigem maior transparência e fiscalização legislativa. A articulação também busca consolidar uma delegação independente de congressistas dos EUA para a COP30, caso o governo Trump adote uma posição menos engajada na agenda climática.
“O peso econômico, diplomático e político de Brasil e Estados Unidos torna a cooperação entre os dois países essencial para a resposta global à crise climática. Diante das ameaças do negacionismo, promover o diálogo entre parlamentares brasileiros e norte-americanos comprometidos com a sustentabilidade e a transição justa é um sinal importante de apoio às ambições da COP30”, disse a VEJA Maiara Folly, diretora-executiva da Plataforma CIPÓ.
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Ibovespa avança após sanções de Trump a petrolíferas russas
Ibovespa cai aos 150 mil pontos em dia de decisão do Copom
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris







