Para Donald Trump, a Lua “faz parte de Marte”
Em deslize pelo Twitter, presidente americano afirma que Nasa não deveria investir em projetos para retornar à Lua, para os quais prometeu US$ 1,6 bilhão

A Lua é um satélite da Terra. Marte é outro planeta do sistema solar, certo? Não, de acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Como “ensina” o republicano, que não acredita em aquecimento global, a Lua faz parte do “Planeta Vermelho”.
Em postagem confusa em sua página oficial no Twitter nesta sexta-feira, 7, o presidente americano afirmou que a Agência Especial Americana (Nasa) não precisa investir em projetos para voltar à Lua, mas, sim, “concentrar-se nas coisas muito maiores que estamos fazendo, incluindo Marte (do qual a Lua faz parte) ”.
Trump abordava os investimentos já feitos pela agência espacial americana para voltar ao único satélite da Terra – os mesmos que, em maio passado, ele recomendava. Naquela época, ele afirmou que destinaria 1,6 bilhão de dólares a mais do orçamento nacional para que a Nasa voltasse a investir em uma nova viagem espacial à Lua.
Não ficou claro o que fez o presidente mudar de ideia. Segundo Trump, voltar ao satélite natural da Terra não deveria ser prioridade. E, acertadamente, concluiu: “Já fizemos isso há 50 anos”.
For all of the money we are spending, NASA should NOT be talking about going to the Moon – We did that 50 years ago. They should be focused on the much bigger things we are doing, including Mars (of which the Moon is a part), Defense and Science!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 7, 2019
Seguidores de Trump no Twitter ironizaram e destilaram ironias e humor em seus comentários sobre o post do republicano. Vários deles questionaram a mudança de postura do líder sobre a nova missão para a Lua, enquanto outros caçoaram de sua posição sobre o satélite pertencer a Marte.
“Espera, a Lua faz parte de Marte? Eu faltei a esse dia na aula de Ciência? ”, brincou uma seguidora.
Wait, the moon is a part of Mars? Did I miss that day in science class!? pic.twitter.com/y9fTFvGkZ3
— Leadfoot LA (Taylor’s Version) (@Leadfoot_LA) June 7, 2019
“Imagine como ele fala com outros líderes mundiais durante as duras negociações com tradutores. Se Trump é confuso e incoerente no Twitter em inglês, imagine o que acontece em outros lugares. É assustador e absolutamente perigoso”, escreveu outro usuário.
Imagine how he speaks with other world leaders during tough negotiations with language interpreters. If Trump is this confusing and incoherent on Twitter in the English language, imagine what happens elsewhere. It’s scary and downright dangerous.
— Eugene Gu, MD (@eugenegu) June 7, 2019
“A Lua não faz parte de Marte, mas fique à vontade para cumprir sua sentença de prisão em qualquer um deles!”, escreveu mais um seguidor, em referência aos pedidos de impeachment e de abertura de processo criminal contra Trump levantados por membros do Partido Democrata.
https://twitter.com/PalmerReport/status/1137058689435783168
Após a postagem do presidente americano, o termo The Moon (A Lua), se tornou um dos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira, 7. Mais cedo, a Nasa anunciara a abertura da Estação Espacial Internacional (ISS) para viagens turísticas e empresariais a partir de 2020.
A medida permite que empresas privadas possam alugar por um tempo parte da ISS. Entre os propósitos comerciais, as viagens poderiam ser usadas para gravação de filmes e propagandas, além de testes de novos produtos. Trump ainda não manifestou interesse na excursão pelas redes sociais.