Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Papa nomeia seis mulheres para supervisionarem as finanças do Vaticano

Novas integrantes do Conselho de Economia assumem num momento em que a Santa Sé passa por uma crise financeira devido a pandemia de Covid-19

Por Da Redação
6 ago 2020, 16h58

Nesta quinta-feira, 6, o papa Francisco apontou, pela primeira vez na história, seis mulheres, incluindo a ex-ministra dos Transportes do Reino Unido, Ruth Kelly, para o Conselho de Economia para supervisionarem as finanças do Vaticano. O cargo é um dos mais importantes da Santa Sé.

O Conselho de Economia foi criado por Francisco em 2014. Composto por 15 membros, oito deles indicados por cardeais e bispos. Os últimos sete são especialistas de diferentes nações, de acordo com informações do site Vatican News.

As outras nomeadas são a britânica Lesile Jane, as alemãs Charlotte Kreuter e Marija Kolak, e as espanholas Maria Concepcion e Eva Castillo. Todas possuem histórico com o mercado de finanças, em bancos e em instituições financeiras.

A ex-ministra britânica ocupou a pasta entre 2007 e 2008 durante o governo do ex-primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown. Renunciou ao cargo e disse que queria passar mais tempo com família.

As nomeações ocorrem num momento em que o Vaticano passa por uma crise financeira devido a pandemia de Covid-19. Durante os meses que a cidade histórica ficou fechada a visitantes, as receitas da Santa Sé se esgotaram, uma vez que o dinheiro gerado pelo turismo era a principal fonte de arrecadação.

Continua após a publicidade

O religioso argentino é considerado um papa progressista. Em diversas ocasiões, Francisco desafiou a ala conservadora da Igreja Católica ao nomear mulheres para cargos de importância e alterar políticas que considerava como atrasadas para a Igreja.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.