Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Papa Francisco visitará Emirados Árabes e Marrocos no início de 2019

Pontífice levará mensagem em favor do diálogo entre as religiões; em Abu Dhabi, dificilmente omitirá o conflito no vizinho Iêmen

Por Da Redação
6 dez 2018, 20h06

O papa Francisco fará em fevereiro de 2019 a primeira visita de um pontífice aos Emirados Árabes Unidos, anunciou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke. Esta será a terceira viagem do atual papa a um país muçulmano, depois de suas passagens pelo Egito e pelo Líbano. Uma quarta jornada, desta vez para o Marrocos, está prevista para março.

“A visita aos Emirados, como que se deu ao Egito, mostra a importância fundamental que o Santo Padre dá ao diálogo inter-religioso”, disse Burke. “A visita do papa Francisco ao mundo árabe é um exemplo perfeito da cultura do encontro.”

O tema da viagem será a paz, segundo Burke, com uma pomba levando uma folha de oliveira como logotipo. Mais do que motivar o diálogo pacífico entre as religiões, a mensagem poderá também seguir uma linha mais espinhosa: a atuação dos Emirados na coalizão militar que combate os rebeldes houthis no Iêmen, onde 14 milhões de pessoas estão sob risco de morte por fome.

O pontífice estará em Abu Dhabi entre os dias 3 e 5 de fevereiro, segundo a rede de televisão Al Jazeera, convidado pelo príncipe herdeiro, xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e pela comunidade católica local. As conversas entre o governo dos Emirados com a Santa Sé sobre a primeira visita papal ao país se desenrolam desde 2016.

O próprio príncipe herdeiro manteve conversas com o então secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin, em 2016. Um dos argumentos em favor da visita é a presença de uma comunidade cristã, com diferentes denominações, de 900.000 fieis. Muitos deles são imigrantes filipinos. Há pelo menos dez igrejas católicas nos sete emirados que compõem o país.

Continua após a publicidade

Milhares de cristãos vivem nos países vizinhos do Golfo Arábico, onde a cristandade fincou raízes desde o século VI. A visita do papa Francisco deverá atrair fortemente a presença desses fieis a Abu Dhabi.

O papa Francisco deverá realizar também em 2019 uma visita inusitada à Coreia do Norte e outra ao Japão. Em sua agenda, já estão confirmadas a sua viagem ao Panamá, entre 22 e 27 de janeiro, para participar da Jornada da Juventude Católica.

‘Globetrotter’

Aos 81 anos, o cardeal argentino Jorge Bergoglio já visitou 29 países mais a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Conselho e Parlamento Europeus em seus cinco anos de pontificado. Assim como seu antecessor João Paulo II, nos anos 1990 e 2000, Francisco mostrou-se disposto a levar a mensagem da Igreja Católica ao maior número de países possível, a promover diálogos com outras religiões e a desestimular lutas e discriminações por razão de fé.

Continua após a publicidade

No Brasil, o papa esteve logo no início de seu pontificado, em 2013, para a 28º Jornada Mundial da Juventude Católica, entre 22 e 29 de julho. Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, celebrou uma missa que reuniu 3 milhões de fieis.

Até o momento, Francisco esteve presente em nove países da América Latina, onde está a maior concentração de católicos do mundo. Além do Brasil, no Equador, na Bolívia, no Paraguai, em Cuba, no México, na Colômbia, no Peru e no Chile. Com a visita ao Panamá esse total passará a 10.

Mas jamais pôs os pés na Argentina desde que calçou as sandálias de São Pedro. Uma das hipóteses mais prováveis para esta omissão diz respeito à cautela do pontífice quanto ao risco de ter sua imagem vinculada ao governo ou à oposição argentina. Em junho de 2015, a então presidente argentina Cristina Kirchner forçou uma visita ao papa e a conseguiu. O encontro repercutiu mal nos setor anti-kirchneristas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.