Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Papa Francisco teve dois episódios de ‘insuficiência respiratória aguda’, diz Vaticano

No período da tarde em Roma, equipe médica realizou duas broncoscopias com aspiração de secreções; quadro é complexo, mas pontífice segue colaborativo

Por Cinthia Rodrigues, de Roma
Atualizado em 3 mar 2025, 15h27 - Publicado em 3 mar 2025, 15h12

Em boletim divulgado no início da noite desta segunda-feira em Roma, às 15h em Brasília, o Vaticano informou que o “papa Francisco apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um acúmulo significativo de muco endobrônquico (dentro dos brônquios) e consequente broncoespasmo”.

Ainda segundo a comunicação oficial feita nesta segunda-feira, 3, foram realizadas “duas broncoscopias com a necessidade de aspiração de abundantes secreções”. No período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico continua reservado.

Pela manhã, o boletim apresentou um tom mais sereno. O papa Francisco teria “descansado bem a noite toda”, informou a Santa Sé às 8h (4h em Brasília). O pontífice está internado há 18 dias no hospital público Gemelli e desde sexta-feira, 28 de fevereiro, apresentava um quadro complexo, mas sem crise respiratória, vômito ou transfusão de sangue. Nenhuma imagem do pontífice foi divulgada desde que ele foi internado.

O Vaticano informou ontem, domingo, 2, que as condições clínicas do papa Francisco permaneceram estáveis, que ele não precisou de ventilação mecânica não invasiva e não teve febre. No décimo sétimo dia de internação, a Santa Sé disse, em boletim divulgado às 14h30, hora de Brasília, que o “pontífice participou da Santa Missa junto com aqueles que, nestes dias de internação, cuidam dele”. “Em seguida, alternou momentos de descanso com oração”, resumiu.

Desde a primeira semana de internação, os boletins médicos passaram a descrever a situação como “complexa”, depois da bronquite que o levou ao hospital evoluir para uma infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral – quando a doença afeta os dois pulmões. Os novos diagnósticos levaram a uma alteração nos tratamentos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

"*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês."

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.