Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Papa Francisco tem nova melhora, mas Vaticano ainda fala em ‘complexidade’

Pontífice realiza fisioterapia respiratória com uso intermitente de oxigênio

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Cinthia Rodrigues Atualizado em 27 fev 2025, 15h22 - Publicado em 27 fev 2025, 15h00

O Vaticano informou em boletim nesta quinta-feira, 27, que as condições clínicas do papa Francisco também estão melhorando hoje, após notícias positivas no dia anterior. Pela segunda vez, o texto não contém o termo “crítico” para se referir ao quadro. No entanto, médicos ainda tratam seu estado complexo, dizendo que “são necessários dias adicionais de estabilidade clínica para resolver o prognóstico”.

“As condições clínicas do Santo Padre continuam a melhorar também ao longo do dia de hoje. Hoje, ele alternou entre oxigenoterapia a altos fluxos com ventimask”, disse o comunicado, referindo-se à máscara de oxigênio que o pontífice usa intermitentemente, como já havia reportado VEJA.

“O Santo Padre dedicou a manhã à fisioterapia respiratória, alternando-a com repouso, enquanto à tarde, após mais uma sessão de fisioterapia, se reuniu em oração na capela do apartamento privado localizado no 10º andar, recebendo a Eucaristia; então ele se dedicou às atividades de trabalho”, completou o informe, sem deixar de ressaltar a complexidade do quadro clínico.

A VEJA, autoridades do Vaticano reiteraram que a condição não é crítica, mas complexa, e que não há previsão de alta.

A situação nesta manhã era de tranquilidade, depois da Santa Sé informar que o papa “dormiu bem durante a noite”, mas fontes informaram que ele não recebeu visitas hoje. Na véspera, os médicos haviam deixado a classificar seu estado como “crítico” após “nova e leve melhora”. Uma tomografia computadorizada de tórax, feita na noite de terça-feira, mostrara evolução normal da inflamação pulmonar, e uma leve insuficiente renal apresentada nos últimos dias foi resolvida.

Continua após a publicidade

Segundo interlocutores do Vaticano ouvidos por VEJA, a condição não é mais crítica, embora o caso ainda seja de atenção. Até hoje, o pontífice não apresentou nenhuma crise respiratória asmática, mas fisioterapia respiratória continua. O papa está internado desde o dia 14 de fevereiro no hospital público Gemelli, em Roma.

O tom do boletim segue o adotado em atualizações recentes, que ressaltaram que o papa está “estável” e sem episódios agudos respiratórios.

Embora continue lúcido, compromissos foram cancelados, incluindo uma audiência papal e sua participação na missa dominical. Desde a primeira semana de internação, os boletins médicos passaram a descrever a situação como “complexa”, depois da bronquite que o levou ao hospital evoluir para uma infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral – quando a doença afeta os dois pulmões. Os novos diagnósticos levaram a uma alteração nos tratamentos.

Continua após a publicidade

+ Com internação, crescem as vendas de terços do papa Francisco na Praça São Pedro

Por que o quadro é complexo?

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que levam ar da traqueia aos pulmões. O inchaço e a produção de secreções dificultam a respiração, tornando o quadro ainda mais grave quando há infecções associadas. Em pessoas idosas, como Francisco, a recuperação tende a ser mais lenta e requer acompanhamento rigoroso.

Outro fator que complica a situação é o histórico médico do Papa. Aos 21 anos, ele desenvolveu pleurisia e precisou remover parte do pulmão direito. Além disso, já passou por outras cirurgias e enfrenta dificuldades de locomoção, o que pode impactar sua reabilitação.

Do lado de fora do hospital, fiéis continuam em vigília, deixando mensagens de apoio e orações pela recuperação do líder da Igreja Católica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.