Papa Francisco reage bem a operação no intestino
Procedimento já estava previamente agendado para reparar uma inflamação intestinal do pontífice de 84 anos
O Papa Francisco reagiu bem a uma cirurgia no intestino grosso realizado neste domingo, 4, na Policlínica Gemelli, em Roma. O procedimento já estava agendado para reparar uma diverticulite, inflamação na parede do intestino grosso comum em pessoas acima de 50 anos.
Em comunicado, o diretor de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni informou que “o Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon e reagiu bem à operação.”
O local onde o papa Francisco foi operado é um extenso hospital e escola de medicina administrado por católicos e localizado na zona norte de Roma. Tradicionalmente a instituição trata os papas e uma parte de seu 10º andar está permanentemente reservada para eles.
Antes de ser levado ao hospital, o pontífice de 84 anos celebrou a tradicional cerimônia dominical na Praça de São Pedro, onde rezou com milhares de visitantes. Ele ainda divulgou que vai à Hungria e à Eslováquia em setembro. Essa foi a primeira internação do papa desde quando foi eleito para o cargo máximo da Igreja Católica, em 2013.
Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon, uma condição que, além de lhe provocar dor, pode causar distensão abdominal, inflamação e dificuldade para evacuar. Francisco às vezes fica sem fôlego porque uma parte de um de seus pulmões foi removida após uma doença quando ele era jovem e ainda vivia na Argentina, sua terra natal.
(Com Agência Brasil)