Papa Francisco pede que líderes mundiais cancelem dívidas de países pobres
Em discurso após tradicional oração de Ano Novo, o pontífice também clamou por paz em regiões afetadas por conflitos

Após a tradicional oração do Ângelus, realizada no primeiro dia do Ano Novo, o Papa Francisco pediu aos líderes mundiais que cancelem as dívidas de nações mais pobres como forma de dar um bom exemplo.
“Deus é o primeiro a perdoar as dívidas, como sempre pedimos no ‘Pai Nosso’. O Jubileu nos chama a traduzir esse perdão em termos sociais para que nenhum indivíduo, família ou povo seja esmagado pela dívida. Encorajo os líderes das nações com tradições cristãs a darem o exemplo cancelando ou reduzindo significativamente as dívidas dos países mais pobres”, disse o Papa Francisco.
Discursando para uma multidão reunida na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice também falou sobre a realidade da guerra e pediu paz. “Irmãos e irmãs, a guerra destroi. Ela sempre destroi! A guerra é sempre uma derrota. Sempre. Expresso minha sincera apreciação a todos aqueles que lutam pela paz.”
O Papa Francisco falou ainda sobre os esforços daqueles que tentam acabar com os conflitos armados de forma diplomática em diversas regiões afetadas por guerras. “Expresso minha profunda gratidão a todos que, nas muitas regiões assoladas por conflitos, trabalham em prol do diálogo e das negociações. Vamos rezar pelo fim de todas as lutas e por um foco decisivo na paz e na reconciliação. Meus pensamentos vão para a Ucrânia devastada pela guerra, Gaza, Israel, Mianmar, [Norte] Kivu e tantas outras pessoas em conflito.”