Papa Francisco descansou e quadro permanece estável, diz Vaticano
Comunicado informou que pontífice prossegue com ventilação mecânica não invasiva e acordou depois das 8h

O papa Francisco “descansou bem durante a noite e acordou pouco depois das 8h”, informou o Vaticano em comunicado às 8h30 (4h30 em Brasília). Francisco está internado há 20 dias no hospital público Gemelli, em Roma e não há registro de foto ou vídeo desde então.
Ontem, às 19h (15h em Brasília), o Vaticano informou que “as condições clínicas do santo padre se mantiveram estáveis e ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória nem broncoespasmo”. Ainda segundo o comunicado oficial, ele permaneceu sem febre, sempre vigilante, colaborativo com os tratamentos e orientado.
Pela manhã, foi iniciado o tratamento com oxigenoterapia de altos fluxos e realizada fisioterapia respiratória. Durante a noite, conforme programado, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva até a quarta-feira. O prognóstico continua reservado.
Na segunda-feira 3, a Santa Sé informou que o “papa Francisco apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um acúmulo significativo de muco endobrônquico (dentro dos brônquios) e consequente broncoespasmo”. Ainda segundo o informe oficial, foram realizadas “duas broncoscopias com a necessidade de aspiração de abundantes secreções”.
Desde a primeira semana de internação, os boletins médicos passaram a descrever a situação como “complexa”, depois da bronquite que o levou ao hospital evoluir para uma infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral — quando a doença afeta os dois pulmões. Os novos diagnósticos levaram a uma alteração nos tratamentos.
Autoridades do Vaticano reiteraram que a condição não é crítica, mas complexa, e que não há previsão de alta. “As condições clínicas do santo padre continuam a melhorar também ao longo do dia. Ele alternou entre oxigenoterapia a altos fluxos com ventimask”, reportou um dos comunicados, referindo-se à máscara de oxigênio que o pontífice usa intermitentemente.