Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Papa expressa preocupação com repressão à liberdade da Igreja na Nicarágua

Forte repressão do governo de Daniel Ortega prendeu cerca de 14 padres, dois seminaristas e um bispo nos últimos dias

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 16h40 - Publicado em 2 jan 2024, 17h13

Durante a tradicional benção do Angelus de Ano Novo na segunda-feira, 1, o papa Francisco expressou preocupação com a situação de membros da Igreja Católica na Nicarágua. Uma repressão protagonizada pelo governo do presidente Daniel Ortega já deteve clérigos, expulsou missionários, limitou celebrações religiosas e fechou estações de rádio católicas.

“Estou acompanhando com preocupação o que está acontecendo na Nicarágua, onde bispos e padres foram privados de sua liberdade”, disse Francisco aos fiéis amontoados na Praça São Pedro.

Ele manifestou a sua “proximidade na oração a eles, às suas famílias e a toda a Igreja do país” e apelou a todos os católicos a “rezarem insistentemente” para encontrar “um caminho de diálogo para superar as dificuldades”.

“Vamos rezar pela Nicarágua hoje”, concluiu Francisco, que ainda falou em encontrar “um caminho de diálogo para superar as dificuldades”.

+ Governo de Ortega expulsa Cruz Vermelha da Nicarágua

Continua após a publicidade

Cerca de 14 padres, dois seminaristas e um bispo foram presos nos últimos dias no país, de acordo com a rede Vaticano News. Isso levou a principal figura da Igreja na Nicarágua, o cardeal Leopoldo Brenes, a expressar apoio “às famílias e comunidades que estão sem seus sacerdotes neste momento.”

Desde 2018, a Igreja Católica na Nicarágua sofreu mais de 770 ataques, prisões, expropriações e assédio, incluindo “impedimentos a procissões, orações, missas em cemitérios”, assim como mensagens de ódio, afirmou ao New York Times a advogada Martha Patricia Molina, autora do estudo “Nicarágua: Uma Igreja Perseguida?”.

O Vaticano fechou as portas da sua embaixada no país em março de 2023, após o governo nicaraguense propor uma suspensão das relações com a Santa Sé. O embaixador do Vaticano foi forçado a sair um ano antes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.